quarta-feira, 21 de maio de 2014

Fox Tip: Exposição - O Tamanho do Mundo por Vik Muniz

A convite da querida Débora Tessler, estive ontem na abertura da Exposição O Tamanho do Mundo do artista brasileiro de renome internacional, Vik Muniz, no Santander Cultural, especialmente idealizada para Porto Alegre, com curadoria de Ligia Canongia.

O evento foi badaladíssimo. A elite da arte e da sociedade portoalegrense se fez presente ontem no   coquetel impecável by Moeda Bar e Restaurante. Os convidados foram presenteados com o catálogo da exposição. Os mais sortudos e antenados, tiveram seus exemplares autografados pelo simpático e jovial Vik.

São mais de 70 obras dos 25 anos de carreira do artista, entre esculturas, fotografias, painéis, dando-se destaque para as séries Castelos de Areia, Colônias e os Postais de Lugar Nenhum. Para saber mais detalhes, clique aqui.

Uma das minhas peças preferidas, o WWW(World Map), da série Pictures of Junk (Imagens de Sucata) de 2008, "é um tríptico* fotográfico de um mapa-mundi em grande escala, cujos continentes são formados por peças de computador", "a obra transforma e reduz a materialidade do planeta à imaterialidade das redes digitais, e as peças soltas e desordenadas do computador, sem funcionalidade, acabam por estabelecer, ao avesso do esperado, o mapa de um mundo incomunicável". **



Já na série Colônias, inédita no Brasil, Vik apresenta imagens fotografadas microscopicamente de células hepáticas, com a ajuda do MIT - Massachusetts Institute of Technology. Simplesmente incrível!


Em seu trabalho, Vik traz a ironia, a dualidade do falso e do verdadeiro, a percepção e os modos de ilusão.

Sem exagero: é IMPERDÍVEL. A partir de hoje até dia 10 de agosto de 2014,  de terças à domingos, das 10h às 19h e domingos e feriados das 13h às 19h, a visitação tem entrada franca. Não vai perder, né?


Na entrada da exposição:  Fetiche de Pregos


 Rio de janeiro globalizado?


***

* Um tríptico, é geralmente, um conjunto de três pinturas unidas por uma moldura tríplice, ou somente três pinturas juntas formando uma única imagem.
** Descrição da Obra na exposição
***Crédito Fotos: Vik MUniz/Divulgação e Z.

Nenhum comentário: