terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Diário de Viagem: Road Trip Brasil - Uruguai - Dicas aleatórias para uma boa viagem

Recentemente, fiz uma road trip ao Uruguai com o namorado e amigos e resolvi reunir algumas dicas aleatórias que podem ser de grande ajuda aos viajantes de primeira viagem e também para os de segunda, terceira,... É sempre bom compartilhar experiências, né?


AVISOS IMPORTANTES

Quem viaja de carro ao Uruguai, deve atentar para alguns detalhes importantes, sob pena de grandes dores de cabeça quando do ingresso ao país. 

- É necessária apresentação de 1 (um) dos seguintes documentos de viagem à autoridade migratória uruguaia:

(A) Carteira de identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública de Estado da Federação (RG)
(B) Passaporte com validade superior a 6 (seis) meses
(C) Carteira de identidade para estrangeiro expedida pela Polícia Federal

Obs.1.: Carteiras profissionais e de motorista NÃO são admitidas. Não tem choro, nem vela.

Obs.2: Os documentos devem ter sido expedidos há menos de 10 (dez) anos.

- Menores de 18 anos devem também, obrigatoriamente, apresentar RG ou passaporte para ingressar no país. Devem estar acompanhados do pai E da mãe ou dos responsáveis legais. Se viajar desacompanhado, é necessário que o pai ou mãe ausente faça uma autorização para viagem, reconhecendo firma em cartório (desde 2011 está dispensada a autorização judicial, que só é necessária para casos especiais, como por exemplo, negativa de um dos pais de conceder a autorização ou paradeiro desconhecido de um dos pais), utilizando este formulário. Mais informações, aqui.

- Como estamos falando de viagem de carro, obviamente, o documento do veículo e carteira de habilitação (além do RG ou passaporte, repita-se) também se faz necessário. Os equipamentos do carro são os mesmos exigidos pela legislação brasileira.

- Caso o veículo não esteja registrado no nome do motorista, é necessária uma autorização do proprietário, registrada em cartório e com firma reconhecida em Consulado uruguaio no Brasil (endereços aqui), para ingressar no país, inclusive se esse for instituição financeira, quando, por ter sido o bem adquirido por meio de financiamento, estiver sob alienação fiduciária em benefício daquela instituição. 

- É necessária a prévia obtenção de Carta Verde para veículo brasileiro licenciado no Brasil. A Carta Verde é o Seguro Obrigatório, aceito em todo o Mercosul, porém para cada país deve ser feito independentemente. O seguro cobre morte ou danos em acidentes a terceiros não transportados, além de custas com advogado e defesa do segurado. Pode ser feito com a maioria das seguradores (contate seu Corretor!). Ela possui valores diferentes conforme a empresa contratada, país solicitado para visita e permanência, que pode ser quantos dias necessários até o limite de 1 (um) ano.

Obs. 1: Não adianta o veículo já possuir seguro que tenha validade em toda a América Latina. A Carta Verde, ainda assim, é obrigatória.

Obs. 2: A Carta Verde deve cobrir o total período que ficarem em terras uruguaias.

- Os cartões preenchidos quando da entrada no Uruguai (pessoais e do veículo) devem ser mantidos por toda a viagem e devolvidos para autoridade migratória na saída do país. Mesmo na apresentação de passaporte, o preenchimento destes cartões de entrada têm sido exigidos, o que facilita a volta ao Brasil, já que a autoridade não precisará dar baixa da saída no sistema na hora.

- É obrigatório o uso de faróis acesos, não importa se de dia ou de noite, no tráfego de veículos nas cidades e nas estradas.

- Há tolerância zero aos motoristas flagrados dirigindo sob efeito da ingestão de álcool. As penas são de multa, retenção da carteira de habilitação e, em algumas circunstâncias, também a apreensão do veículo. Em caso de recusa a teste de bafômetro, vale a palavra da autoridade policial.

Obs. 1:Estão sendo realizadas diversas blitz semelhantes às da Balada Segura no Uruguai. De fato, a tolerância é ZERO! Então, se for sair para beber, seja de dia ou de noite, faça a Angélica e vá de táxi.

- É obrigatório o uso de cinto de segurança para veículos que transitem em vias urbanas e interurbanas por motorista e passageiros (bancos da frente e detrás).

- Os limites de velocidade devem ser observados. A fiscalização está maior nas estradas.

- Os pedágios não aceitam moeda estrangeiras. Então, apesar desta dica ser meio óbvia, nunca entre no país sem ter algum valor em peso uruguaio, até porque muitos estabelecimentos não aceitam cartão.

- Os sistemas informatizados dos bancos brasileiros NÃO estão conectados aos dos bancos no Uruguai. Assim, cartões de débito e crédito devem estar habilitados para transações no exterior.

- Não é permitido ingressar com alimentos, plantas, animais, inflamáveis, alcaloides, entorpecentes, etc. Para levar seu pet (cães e gatos), é necessário solicitar ao Ministério da Agricultura do país de origem um certificado sanitário no qual deve constar o estado sanitário do animal e a vacina antirrábica, que deverá ser apresentado junto ao Controle Zoosanitário.

- Estrangeiros podem permanecer em território uruguaio por até 90 dias (renováveis por mais 90) na condição de turistas.

O QUE LEVAR NA MALA

Este é um tema bastante particular e que comportaria muitas dicas diferentes, de acordo com a personalidade do viajante e suas atividades durante a viagem. Minhas dicas resumem-se, então, àquilo que, na minha modestíssima opinião não pode faltar e, mais do que isso, que facilitam a vida da gente.

Porta malas gigante é, hoje em dia, artigo de luxo. Então, a primeira coisa a se pensar quando se organiza uma mala de viagem de carro é o espaço disponível  considerando também o número de pessoas que vai viajar com você. Não esqueça também das compras da viagem e do free shop!

Nossa viagem foi de 4 (quatro) dias e 3 (noites). Minha mala foi organizada levando em consideração que tínhamos uma festa de fim de ano da empresa de um amigo, que pratico atividades físicas e que, apesar de que roupas e sapatos confortáveis serem imprescindíveis em qualquer viagem, eu gosto de estar arrumadinha, né?!?! ( E as fotos do Instagram agradecem :-P :-P :-P Hahahahaha). 

Confesso que levei muita coisa e não usei nem a metade (mas em minha defesa, o porta malas era GIGANTE! :-P), então minhas dicas aqui serão com base no que efetivamente usei:

ROUPAS E SAPATOS


- 1 calça jeans clara
- 1 calça jeans escura
- 1 calça de couro fake preta
- 1 saia preta
- 1 vestido de festa
- 2 vestidos
- 1 t-shirt branca básica
- 1 regata preta básica
- 1 blusa básica de malha de manga comprida preta*
- 2 blusas mais arrumadinhas
- 1 camisa com aplicações na gola
- 3 mudas de roupa de ginástica (calça, top e blusa) 
- 1 casaco para ginástica
- 1 jaqueta de couro preta*
- 1 cardigã de linha
- 1 manta* (levei estampada: animal print)*
- 1 biquini**
- 1 short
- 1 bata
- 5 mudas roupas íntimas
- 5 pares de meia
- 3 pares de meia calça (de acordo com cores da saia e dos vestidos)
- 3 pares de meias 3/4 de nylon

 ACESSÓRIOS


- 1 cinto marrom
- 1 cinto preto
- 2 óculos de sol
- 1 bolsa grande creme para dia a dia
- 1 clutch preta
- 1 clutch dourada
- 1 bolsa pequena para sair colorida (levei laranja)
- Brincos, Colares e pulseiras diversas

SAPATOS


- 1 tênis para corrida
- 1 sapato de salto alto preto
- 1 sapato de salto alto marrom
- 2 sandálias rasteiras
- 1 bota de montaria caramelo (pode ser preta também)*

* A previsão era de tempo ameno, mas quem é habitué de terras uruguaias sabe do "ventinho" que bate por aquelas bandas, então mantas, casaquinhos e botas também entraram na bagagem.

**Seja inverno, seja verão, sempre leve uma roupa de banho (maiô ou biquini), pois muitos hotéis oferecem piscina térmica, spa, sauna,...

HIGIENE E BELEZA


- Escova de Dente
- Creme dental
- Fio Dental
- Sabonete líquido para banho
- Sabonete líquido facial Panvel Faces (BBB- adorooo)
- Shampoo
- Condicionador
- Creme Hidratante de banho
- Hidratante facial
- Demaquilante
- Kit Maquiagem (make e pincéis)
- Algodão
- Cotonetes
- Absorventes higiênicos
- QOD Brillant (antes da Chapinha)
- Escova para cabelo
- Secador (se o hotel não oferece - certificar-se antes)
- Chapinha

Obs. 1: Uma boa opção para ganhar espaço na necessaire e na mala é leva itens de higiene e beleza em miniatura. Há recipientes específicos à venda em supermercados e casas especializadas (Zaffari, Bel Shop,...). Algumas marcas também disponibilizam produtos em miniatura. Não deixem de dar uma olhada neste post da Cinthia do Makeup Atelier sobre miniaturas.


Algumas das minhas miniaturas

Obs. 2: Todo final de ano a MAC lança uma coleção especial em que é possível comprar a versão miniatura de seus principais pincéis (travel brushes), a preços módicos, excelentes para carregar em uma viagem. Estes são os meus (para saber mais sobre cada um deles, acessa aqui):

  

Obs. 3: Os hidratantes para banho (fiquei curiosa sobre este tipo de produto após este post da Lala Rudge)  são uma alternativa super prática aos hidratantes normais que, normalmente, vêm em potes enormes e que são mais difíceis de colocar naqueles recipientes de viagem. Minha escolha foi este da linha Nativa Spa de O Boticário com óleos de Monoï e Argan, que tem um ótimo tamanho para levar em viagens, academias,..., além de ótima qualidade e cheirinho delícia.




Obs.4: Quem pretende levar chapinha, secador e outros deve verificar previamente a voltagem do local. As tomadas também são diferentes. 

OUTROS 


- Carregador de celular
- Adaptador tomada universal
- Frequencímetro
- Braçadeira (suporte para celular)
- Remédios diversos

LOOK PARA VIAJAR

A viagem é longa, portanto conforto é fundamental, ainda mais com aquele bate perna fuerte nos free shops. Mas não custa nada dar um toque de charme ao visual, né? Um tênis descoladinho, uma alpargata fashionista, sapatilhas ou havaianas são perfeitas para este tipo de viagem. De resto: vestidinho soltinho (no verão, faz muito calor por aquelas bandas), calça jeans com strech, camiseta/regata ou camisa, um casaquinho ou manta (se estiver frio) arrematam o look, que fica ainda mais cool com acessórios poderosos.

Não pode faltar, também, um bolsão para a gente levar tudo que precisa: documentos, necessaire de beleza e higiene, carteira, celular, óculos de sol, etc, etc, etc....

Eis algumas ideias:

Deborah Secco


Gisele Bündchen


Anna Fasano


Olívia Palermo

Lana do Blog É Tendência


Eu fui assim: calça jeans strech + regata  + bolsão
+ casaquinho estampado + havaianas

HOT SPOTS MONTEVIDÉU

Deixarei a parte turística de lado e me limitarei a dar dicas de lugares bacanas da Capital uruguaia que fui nesta última viagem e outras que não deu tempo de conhecer desta vez.

- Almoço no Mercado Del Puerto: Localizado na Ciudad Vieja, é parada obrigatória parta quem vai a Montevidéu. Há diversas opções de parrillada no local, mas nenhuma tão charmosa e renomada quanto El Palenque. Não deixe de provar o Txipirones Salteados, o Bife Ancho e a panqueca de dulce de leche.  Dos deuses! 

- Caminhada pela Rambla: Pode ser corrida ou também um passeio de bike. O que importa é que o calçadão uruguaio (com mais de 22km de extensão) tem um super astral e como no verão anoitece tarde por lá, nem sol, nem calor escaldante são desculpas para deixar de se movimentar ao ar livre. A Praia de Pocitos é bem charmosinha.



- Baar Fun Fun: Tangueria tradicionalíssima de Montevidéu que está instalada há 118 anos no mesmo local. A programação é diversificada durante a semana. Fomos sábado e tinha um show lindo de Tango. Os shows são rapidinhos e o ambiente altamente boêmio. Carlos Gardel era frequentador assíduo e, inclusive, fez uma música dedicada ao bar. Não deixe de provar a bebida tradicional da casa, Uvita (é possível comprar para levar), fórmula patenteada por eles e só encontrada lá. É a base de vermute e muito, muito doce. Tem que fazer reserva. Atenção porque o local não aceita cartões de crédito!



- Alta gastronomia: Embora não tenha dado tempo de conhecer nenhum destes 4 restaurantes, todos estão muito bem recomendados pelos visitantes da cidade. São eles: Montecristo Restaurante Museo, Rara Avis, Panini´s e Francis.

 Francis


 Montecristo


 Panini´s


Rara Avis


Era isso, por enquanto, pessoal! Espero que tenham gostado! Se tiverem mais dicas, não deixem de comentar o post!

Besitos, Besitos. Tchau, Tchau!

Fotos: Google Images e Z.

Nenhum comentário: