terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Diário de uma Rapousa Saudável: Água com Limão


Brincadeiras à parte, taí um hábito super saudável e barato (e que pode ajudar a emagrecer!!!) que incorporei na minha rotina e que é uma super dicas procês: água com limão!



O simples ato de beber um copo de água com limão pode trazer benefícios espetaculares para seu organismo. O limão ajuda a desintoxicar o organismo, tem ação diurética e aumenta a sensação de saciedade durante o dia.

Mas não é só isso:

- RICO EM POTÁSSIO, CÁLCIO E MAGNÉSIO: O potássio é um mineral importante que trabalha com o sódio para transmissão de energia elétrica ao cérebro e sistema nervoso. Depressão, ansiedade e esquecimento podem ser atribuídos ao baixo nível de potássio no sangue. Esse mesmo sistema nervoso precisa de potássio para assegurar sinais constantes para o coração. O cálcio previne o raquitismo e o magnésio também é importante para saúde do coração. Assim, sua saúde cardíaca também é beneficiada.

- FÍGADO:  O fígado produz mais enzimas a partir da água com limão que qualquer outro alimento. A água com limão ajuda a purificar e estimular o fígado.

- DIGESTIVO: A composição atômica da água com limão é semelhante à saliva e ao ácido clorídrico dos sucos digestivos.

- REDUÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL:

- EFEITO ALCALINIZANTE: Apesar do limão ser uma fruta ácida ele torna o sangue e outros fluidos corporais menos ácidos, diminuindo assim o risco de doenças, já que todas elas são mais frequentes no meio ácido. Isto também  favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, facilitando o processo de emagrecimento e a manutenção do peso.

- ÁCIDO ÚRICO:  Ajuda a diluir ácido úrico  que se acumula no organismo.

- CONTROLE DO COLESTEROL: Devido ao teor considerável de fibras que possui, especialmente a pectina.

- DESINTOXICAÇÃO:  O ácido cítrico do limão tem ação adstringente que promove uma verdadeira faxina no organismo combatendo toxinas, gorduras e os radicais livres.
  


Indica-se beber um copo de água (gelada ou morna) com 1/2 limão espremido em jejum, cerca de 30 minutos antes de café da manhã. Você também pode consumir água com limão uma hora antes de qualquer refeição.

Se a água com limão for consumida gelada, além do detox, o organismo tem que gastar mais energia para aquecê-la, queimando algumas calorias a mais, o que também ajuda a emagrecer.

Indica-se o consumo com água morna para diminuir gases e estimular o intestino. Quanto mais próximo o alimento estiver da temperatura do corpo, menos trabalho o organismo tem de digeri-lo. E, nesse caso, o ideal é que todas as substâncias presentes na fruta sejam absorvidas. Se você usar o limão com a parte branca, aquela que fica na entrecasca, o suco também vai ter pectina. E essa fibra serve de alimento para as bactérias boas – fundamentais para manter o intestino saudável e pronto para absorver melhor os nutrientes dos alimentos.



Estudos indicam também que beber o suco pela manhã, em jejum, melhora a performance nos treinos, o que, eu, inclusive, já constatei que é verdade. Desde que adquiri o hábito, sinto uma maior disposição para malhar ao meio-dia. 

Outra possibilidade para o uso do limão é como tempero na comida. Além de tornar a refeição mais saborosa, seu sabor marcante pode ajudar a reduzir a quantidade de sal e temperos industrializados e oferece baixo valor calórico. Se consumido junto à refeição pode melhorar a absorção de ferro, devido à presença de vitamina C, que também melhora o funcionamento do sistema imunológico.

É importante que beber água com limão torne-se um hábito. Ela deve ser consumido imediatamente para que as propriedades não se percam. Usar limão fresco e, preferencialmente, orgânico.

Recomenda-se não acrescentar nenhum tipo de adoçante ou açúcar, pois estes alimentos intoxicam o organismo.  Se achar muito ácido, pode pingar algumas gotas de lima da pérsia ou de laranja, para deixar mais palatável.

Só tome cuidado com o consumo em excesso, pois o ácido cítrico do limão pode desmineralizar o esmalte dos dentes e causar sensibilidade. Use de 1 a 3 limões por dia e, claro, sempre consultando seu médico ou seu nutricionista antes para adequar à sua necessidade.

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P.S. Os posts de Diário de uma Rapousa Saudável são a respeito da minha experiência pessoal, SEMPRE assessorada por profissionais do ramo. A dieta que serve para mim pode não servir para você. Antes da adoção de qualquer mudança de hábitos, CONSULTE UM ESPECIALISTA!

Um comentário:

Clique e Emagreça disse...

Muito bacana essa análise completa sobre o limão. Blog rico, pena que a pessoa aparentemente parou de postar coisas do tipo. Acho que um post sobre dieta do limão ficaria bacana tbm. Abraços!