segunda-feira, 29 de julho de 2013

Diário de Uma Rapousa Saudável: Receita de Nega Maluca Fit

Vocês acompanharam aqui dicas das fontes das minhas receitas fit prediletas. A Cá Saudável publicou no seu Instagram recentemente uma receita de Nega Maluca Fit de minuto e eu fiquei bem curiosa para testar. Adaptei a receita ao que tinha em casa e às prescrições da minha dieta e não é que o resultado ficou ótimo?

Claroooooo que não é igual a uma nega maluca tradicional, mas quebra um baita galho para quem não fica sem um docinho, além de ser uma alternativa aos enfadonhos e repetitivos lanches de dieta. Não fosse tudo isso, é livre de açúcar, glúten, lactose e lowcarb, ou seja, perfeita para algumas dietas restritivas, sejam para emagrecimento, seja por causa de alguma intolerância ou sensibilidade.

A farinha de coco, além de ser fonte de fibras, diminui a absorção das gorduras, é livre de glúten e lowcarb. Isso significa que, além de evitar constipação, diminui o colesterol, previne o diabetes, dá saciedade e auxilia na perda de gordura corporal.

Vejam o valor nutricional da farinha queridinha do pessoal do Fitness Way of Life (fonte Nutrition Data):

Porção de 14 g = 1 colher de sopa
Valor energético 62 kcal
Carboidratos 8.5 g
Fibra alimentar 5.5 g
Proteínas 2.5 g
Gorduras totais 2 g
Gorduras saturadas 1.9 g
Gordura trans 0 g
Colesterol 0 mg
Sódio 25 mg

O leite que atualmente estou usando é o de arroz e amêndoas orgânico da Jasmine: 100% vegetal, hipoalérgico, não contém lactose ou adição de açúcar e, ainda assim é levemente adocicado e de fácil digestão. Comprei na rede Zaffari e o preço é bastante salgado. A boa notícia é que você pode baratear o custo fazendo seu próprio leite vegetal. Tem receita aqui, aqui e aqui.

Para quem ainda acha que leite de vaca é saudável, dá uma lida neste post do Blog do Dr. Victor Sorrentino.

Utilizei, ainda, ovos caipiras (considerado o alimento mais completo), cacau natural sem açúcar (libera endorfinas, levanta o astral, combate a depressão e reduz ansiedade), Stevia (adoçante natural) e fermento químico (ainda preciso testar se o é possível fazer estas receitas com  o biológico, que seria mais saudável).

A alfarroba com gosto muito similar ao do chocolate, tem vantagens nutricionais, além de ser livre de gluten, lactose, açúcar, estimulantes (cafeína e teobromina), além de ter baixo índice glicêmico. Esse creme da Carob House é divino, é igual a Nutella!

Vamos à receita!

 INGREDIENTES:

- 1 ovo caipira orgânico inteiro (quem tem alguma restrição na dieta, pode usar só a clara)
- 1 colher de sopa rasa de farinha de coco (pode ser qualquer outra farinha que sua dieta permita)
- 1 colher de sopa rasa de cacau (pode substituir pelo whey)
- 4 colheres de sopa de leite de arroz e amêndoas (pode usar leite de sua preferência, inclusive o de coco)
- adoçante Stevia à vontade (usei 1 colher de chá cheia)
- 1 colher de café de fermento
- Alfarroba com creme de avelã (para cobertura e/ou recheio)
- Nozes Pecan para decorar


MODO DE FAZER:

1)  Em um recipiente que possa ir ao microondas, misture os 6 primeiros ingredientes, deixando o fermento por último, até obter uma mistura homogênea. Usei um pote quadrado pequeno de vidro.

2) Coloque no micro por 01´30´´ à 02´30´´ (o tempo depende de cada forno).

3) Desenforme ainda quente. O meu ficou assim: com cara, consistência e gosto de bolo!



4) Faça uma cobertura fina de Alfarroba (suficiente para cobrir o topo - não exagerem!!!) com creme de avelã e decore com nozes trituradas ou o que mais lhe convier.



* Comprei a farinha de coco, cacau e alfarroba na Semente da Saúde. O resto dos ingredientes, encontra-se nos melhores supermercados.

* Para o bolinho da foto acima, usei duas receitas (mas juro que não comi sozinha!!!! Hahahaha).

***

P.S. Os posts de Diário de uma Rapousa Saudável são a respeito da minha experiência pessoal, SEMPRE assessorada por profissionais do ramo. A dieta que serve para mim pode não servir para você. Antes da adoção de qualquer mudança de hábitos, CONSULTE UM ESPECIALISTA!

2 comentários:

Cá Saudável disse...

Lindona,

Amei que tu fez!!! Ficou liiiindo!!!!

Beijão
:*

MariliaCZ disse...

Tenho usado leite de vaca, justamente por causa do preço. Mas tô mais chateada por já ter ido em 5 lugares e não ter a farinha de côco, sempre em falta, então uso a de aveia mesmo.
Tenho me divertido experimentando as receitas!
Outra coisa que me "dói" o coração é só usar as claras, me sinto mal jogando comida fora, então tenho procurado por receitas que usem td o ovo e algumas que usem as gemas!
Beijinhos