terça-feira, 18 de junho de 2013

Imagem do Dia: White Monday


Há muito tempo as atenções não estavam tão voltadas ao Brasil pela comunidade internacional como agora, em que teremos na sequência da Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas em nosso país.

Os protestos que vêm acontecendo, sobretudo a mobilização de ontem em todo país, demonstram que grande parte da população está indignada com a falta dos elementos básicos que deveriam ser assegurados a todo cidadão, com a corrupção que nos assola e com a PEC 37, mas a forma como se desenrolaram, com atos de vandalismo e depredação - uma minoria, é bem verdade, mas aconteceram- nos leva a algumas reflexões.

Seriam esses atos de vandalismo reflexo da sociedade em que vivemos, uma reação "exagerada" oriunda de extrema indignação, oportunismo ou, simplesmente, mau caratismo?

Seja qual for a resposta, nada justifica queima de conteiners, ônibus, estabelecimentos comercial, depredação do patrimônio público, agressões físicas desmedidas e despropositadas e saques. 

Ainda que notável a mobilização de tantas pessoas de mais diversas classes sociais e ideológicas, capitaneadas pelo uso do democrático instrumento chamado "rede social", percebe-se que não há um movimento totalmente organizado e consolidado (ainda). O que se quis - e acredito que isso faça sentido e seja oportuno - foi aproveitar o momento histórico, sobretudo por nosso país estar tão saturado de roubalheira e carente de educação, saúde, segurança,...

Ler, informar-se, acompanhar o trabalho desenvolvido pelos representantes do povo ainda é a forma que considero mais efetiva para fazermos uma mudança, porque a resposta a todas indignações deve refletir, diretamente, nas urnas.

Não tenho a mínima ideia do que tudo isso vai resultar e nem do quanto e de que modo tenho disposição de me envolver. Apenas sei que me senti "assombrada" (e essa perfeita expressão foi colocada pelo amigo Andreas Muller) com essa e outras imagens de ontem e com a verdadeira força das redes sociais.
 
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos! E que elas não venham manchadas de sangue...

P.S. Não sei de quem é o crédito da foto. 
Se alguém souber, por favor, me informa. Obrigada!

Nenhum comentário: