sexta-feira, 28 de junho de 2013

Diário de Uma Rapousa Saudável: Receita de Pão de Queijo Fit ou Pão de Queijo Fake de Batata Doce e Cottage

Percebi que das poucas coisas da vida que são (quase) unanimidade, o pão de queijo, com certeza é uma delas, dado o sucesso que a foto que postei ontem no Instagram teve.

Ando super animada com as receitinhas fits, das quais falei exaustivamente aqui, e resolvi apostar no pão de queijo fit ou fake, como chamam as minhas chefs prediletas. De todas as receitas que pesquisei, a que mais me pareceu apetitosa foi a de batata doce com cottage da linda Amanda Cardoso.

O bacana é que além de não conter glúten, se feito com cottage lac free e sem o parmesão, a receita também fica livre de lactose, o que é uma ótima notícia para quem tem alguma intolerância ou sensibilidade aos alimentos citados.

Apesar de ter uma quantidade de carboidratos significativa, advindas, principalmente, do polvilho azedo e da batata doce, esta última é um carbo complexo, de baixo índice glicêmico, que traz benefícios à dieta e à prática de atividade física, podendo ser consumido (dependendo da dieta de cada um), como um pré-treino.

Meu café da manhã e Pré-Treino hoje

O queijo cottage possui alto teor de cálcio e proteínas e baixas calorias. A Mimis fala bastante sobre ele aqui ó.

Aviso aos navegantes que contam calorias: mesmo fit, funcional, sem glúten, gordura e lactose, a receita é calórica. Se render 20 pãezinhos, cada um deles terá cerca de 80 calorias. Não se olvidem, porém, que essas calorias são do bem! Apenas consumam com moderação!

Importante lembrar ainda que no pão de queijo tradicional, com mesmo rendimento desta receita, vai uma xícara de óleo, mais essa mesma quantidade de leite e 100g de parmesão, um dos queijos mais gordurosos e calóricos. Com base nestas informações, vale a pena fazer a troca, né?

Quem, ainda assim, achar muito calórico, aposta na receita da Cá Saudável, que é bem mais light (o polvilho é bastante calórico).

Como muita gente me pediu a receita, achei que seria bacana que virasse post para eu poder explicar, direitinho, o passo a passo (principalmente, para aqueles que não tem muita familiaridade com a cozinha), pois fiz um pouco diferente da Amanda.

Vamos lá!

INGREDIENTES:

- 2 xícaras de polvilho azedo
- 150g de batata doce cozida
- 150g de queijo cottage (pode ser o lac free)
-  2 ovos inteiros (preferência pelos caipiras ou orgânicos)
- 75 ml de água
- 1 colher de sobremesa de fermento
- Sal a gosto (opcional)
- Parmesão para decorar (opcional e bem pouquinho)

MODO DE FAZER:

1) Higienizar e cozinhar/assar a bata doce da forma preferida

2) Separar todos os alimentos nas quantidades a serem usadas

3) Untar as forminhas com óleo de sua preferência

4) Preaquecer o forno a 180º (por pelo menos 15 minutos)

4) Colocar todos os ingredientes no processador, exceto o fermento e o parmesão e bater até virar uma massa homogênea de consistência média (não muito líquida, nem muito espessa). 

5) Acrescentar o fermento e misturar mais uma vez no processador (pode usar as velocidades normais por poucos segundos ou a função pulsar). 

6) Coloca-se a massa nas forminhas já untadas até a metade com ajuda de duas colheres, porque a massa fica bem grudenta




7) Polvilhar com parmesão



8) Colocar no forno por aproximadamente 30 minutos (vai depender do forno de cada um)




9) Quando o pão de queijo crescer e ficar dourado, é hora de desligar o forno e retirá-los (pode-se usar a técnica do palitinho de dente para ver se o pãozinho está bem cozido)



10) Desenformar os pãezinhos e servir!



DICAS:

- A Amanda fez a massa no braço mesmo, sem utilizar liquidificador ou processador. Eu confesso que deve dar bem mais trabalho para quem não está, como eu, tão acostumada(o) a cozinhar.

- Quem não tiver processador, que é, disparado, a melhor opção, pode usar liquidificador ou mixer. Neste caso, amasse bem a batata doce e vá acrescentando os ingredientes aos poucos.

- Todos sabem dos malefícios do uso (exagerado) do sal, mas devo admitir que sem sal e/ou sem parmesão, a receita perde um pouco as características de pão de queijo. Então, como minha dieta permite, usei uma colher de sobremesa de sal com redução de sódio e mais uma de sopa de parmesão (para todos os pãezinhos) e parecia que estava degustando um daqueles pãezinhos de queijo originais deliciosos.



- Usei forminhas grandes de metal (pode usar de silicone também) e a receita me rendeu 8 pães de queijo bem grandes. Na receita original da Amanda, ela sugere que se unte uma fôrma grande (ou use antiaderente) e coloque a massa direto na fôrma com ajuda de uma colher de sopa. Na dela, renderam 20 pães de bom tamanho (vide foto abaixo). Nesta situação, é importante, retirar o excesso de óleo da fôrma para que os pãezinhos não escorram para o lado.

 Crédito: Instagram da Amanda

- Os pães podem ser recheados com blanquet de peru, cottage, palmito, geleia sem açúcar ou o que mais sua dieta permitir ou comê-los puros mesmo.

- Algumas pessoas me perguntaram sobre onde adquirir os ingredientes, sobretudo o cottage lac free. Em Porto Alegre, comprei o cottage lac free da marca Verde Campo no Zaffari Wallig. Ontem fui no Zaffari Higienópolis e não tinha, mas vale procurar em outras filiais da rede. Os demais ingredientes, vocês conseguem nos melhores supermercados. Imagino que em SP e no RJ seja bem mais fácil de achar esses alimentos lac free.


***

P.S. Os posts de Diário de uma Rapousa Saudável são a respeito da minha experiência pessoal, SEMPRE assessorada por profissionais do ramo. A dieta que serve para mim pode não servir para você. Antes da adoção de qualquer mudança de hábitos, CONSULTE UM ESPECIALISTA!

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a receita e a dica do cottage lac free, thanks Ana! bjs Josi