quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dica de Livro: "Um Dia" de David Nicholls



Vai ser a dica mais difícil de dar aos leitores e leitoras porque o impulso de fazer um spoiler é grande e eu, simplesmente, DETESTO saber do final de livros, filmes,... antes de começá-los. E me parece bastante justo não fazer com os outros o que eu não gostaria que fizessem comigo.

Livro do tipo famosinho, indicado em todas as revistas da moda no ano passado, a dica de leitura ficou anotada no meu celular até que o adquiri na Feira do Livro do ano passado. Comecei a ler só neste verão e acabei ontem.

Trata-se da história dos encontros e desencontros de Dexter e Emma que se conhecem no dia da formatura da faculdade, em 1988 e a partir dali criam uma relação de amor, nas suas mais diversas nuances.

O mais interessante do livro, na minha opinião, é a crueza e, paradoxal delicadeza, com que os fatos e as relações entre os personagens são narrados. Me reconheci em cada um deles nos desejos, nos sonhos, nas dores, nos acertos, nos erros e nos esforços que fazemos para nos tornarmos cada vez melhores e como isso nem sempre dá certo.

O enfoque das consequências das escolhas e a constatação de que não temos como saber se tudo seria diferente se tívemos remetido AQUELA carta, se tivéssemos roubado AQUELE beijo, se tivéssemos nos declarado NAQUELE instante, são retratados ao longo do livro.

Romance de fácil leitura, divertido, triste, por vezes agoniante por ser o retrato daqueles sentimentos inerentes e comuns a todos seres humanos, apenas percebidos de forma distintas.

Vale muito a leitura! E depois vá ver o filme que estreiou nos cinemas no final do ano passado e já já deve estar chegando nas locadoras. Anne Hathaway, musa absolouta, faz o papel de Emma Morley.




Nenhum comentário: