quarta-feira, 21 de julho de 2010

Impressões aleatórias sobre alguns points e hot spots do Rio

No quesito metereologia dei azar na minha mais recente viagem ao Rio de Janeiro. Foram 5 dias de chuva ou céu encoberto, o que significa dizer que a curtição do dia, das praias e das visitações turísticas ficou para uma próxima visita.

Por outro lado, no quesito balada, barzinho e gastronomia, mesmo com tempo bastante restrito, deu para conhecer lugares bem legais, que ficam de dicas para quem for à Cidade Maravilhosa, segundo minha impressão felpuda.

Prometo que das próximas vezes, farei um post específico sobre os lugares mais legais com muitas fotos.

* * *

Restaurantes:

- CELEIRO: Eu devia ter desconfiado da vibe super light e saudável do Celeiro já que foi nossa ultra sarada amiga Marcinha que indicou o hot spot carioca, sob o apelo de ser o lunch point dos globais. A cozinha do Celeiro adota fórmulas de preparo simples e rápidas, utilizando sempre alimentos frescos, com o mínimo de gordura, que aproveitem ao máximo o que os alimentos têm a oferecer em sabor, textura, e nutrientes. É prioridade da casa selecionar ingredientes frescos entre os legumes, verduras e frutas da temporada. Tudo orgânico, by the way, tá meu bem?!

A história do Celeiro começou nas areias da Praia do Pepê, na época da onda do sanduíche natural, dos sucos, dos brotos, das pastinhas de ricota e do bolinho de cenoura das irmãs Herz. Em 1982, o Celeiro abriu suas portas no Leblon, comportando além do rstaurante, uma padaria incrível, cheia de gostosuras.

Apesar de ter achado a comida saborosíssima, eu estranhei a ausência de pratos quentes* . As saladas, super exóticas, são um show à parte. O valor é, relativamente, salgadinho para um buffet de almoço. Se gasta de R$ 40 - R$ 100 por pessoa, sem bebidas.

O ambiente é pequenininho e simples. Quanto aos globais, não sei se era a chuva ou se era o horário, mas não tinha nenhum. O máximo que vi foi um dos Mutantes. Hahahaha. O site é bem legal e tem até um artigo do Tony Belloto exaltando o local.



Serviço:
Restaurante Celeiro
Rua Dia Ferreira, 199 - Leblon
Aberto de segundas às sábados das 11h às 17h
Telefone: 21-22742843

* Tinha somente uma carne assada com legumes, no dia em que fomos - a alegação foi de que já era tarde. Eles também nos ofereceram servir uma massa com molho de queijos ou de ricota com nozes na mesa, mas declinamos.


- FRONTERA: No domingo nosso almoço rolou no Frontera de Ipanema, mas o restô tem filiais no Leblon, em Copacabana, na Barra e no Jardim Botânico. o Frontera nasce como homenagem a um mundo sem divisas e limites geográficos, explorando o que há de melhor no mundo da gastronomia.

Super buffet, com opções variadas para todos os gostos. Também não é dos mais baratos. O preço varia de acordo com a fome do vivente. Gastamos algo em torno de R$ 70,00 com bebidas (refris) para duas pessoas, mas pode sair até R$ 100,00 por pessoa, sem bebidas.

De mais famoso assim, só vi o Gabriel Moojen. Vale? Hahahaha.


Serviço:
Restaurante Frontera Ipanema
Rua Visconde do Pirajá, 128 - Ipanema
Não tem horário de funcionamento do site, mas abre para almoços, inclusive domingo.
Telefone: 21-32892350


- PIZZARIA GUANABARA: Foi nossa opção pós Boox, na madrugada. Portanto, obviamente, fomos na do Leblon, mas a famosa pizzaria tem filiais na Lapa e na Barra da Tijuca também. A Guanabara existe desde 1964 e deve ser parada obrigatória. A pizza, que vem nos tamanhos broto, média, grande e gigante, é uma delícia e se apresenta em 29 sabores. Além disso, vocês encontram tudo que puder imaginar lá: filés, massas, aperitivos, pastéis, feijoada, cozido, sopas, uma carta bem variada de vinhos e até champanhe francesa (tenho a leve impressão de que o Pinguim não tem essa variedade aqui em Porto Alegre, néam??? Hahaha).

Sabe point pós balada, tipo Mc Donald´s da Silva Só em Porto Alegre (calma, gente, não me apedrejem: GUARDADAS AS DEVIDAS PROPORÇÕES)? Então... A casa tava lotadérrima e assim ficou até de manhã. Difícil pra caramba conseguir lugar no horário que fomos. Aliás, quem não consegue sentar, fica em pé tomando um choppinho na calçada. Até Maria Gadu andava por lá.

Pros mais caseiros, a casa tem tele!



Serviço:
Pizzaria Guanabara
Rua Ataulfo de Paiva, 1.228 - Leblon
Não tem horário de funcionamento do site, mas tá sempre aberto (fecha de manhã rapidinho para uma breve limpeza).
Telefone: 21-22940797


Barzinho:

- BAR VELOSO: Outra parada obrigatória, principalmente para o público feminino, já que a concentração masculina por m2 lá no Veloso é INACREDITÁVEL! Boteco simpático, com ambiente agradável e com preços acessíveis, é outro lugar em que, devido ao grande acúmulo de pessoas, a galera fica bebericando bebidinhas na calçada. Leva um tempo pra conseguir mesa, mas vale a pena esperar, porque tem muiiiiiita beleza em volta para olhar.

Para quem tiver fome tem comidinhas típicas de boteco. Vi umas meninas atracadas num brigadeiro de colher gigante que parecia uma delícia. O chopp é Brahma, mas tem as melhores cervejas de 600ml: original, bohemia, skol e Brahma Extra, além de cervejas importadas e todas as bebidas que qualquer amante etílico possa desejar.



Serviço:
Bar Veloso
Rua Aristides Espínola, 44 - Leblon
Funciona diariamente, das 11h até o último cliente
Telefone: 21-22749966



Balada:

- BOOX: Fui sexta na festa de 3 anos da The Week e no domingo na Sunrise que é uma day party em Itacotiara, mas por se tratarem de festas específicas, preferi falar só da Boox. Curti muito a Boox: é pequena, bom público, excelente trilha sonora e perfeita localização (I mean: pra quem tá ali no eixo Ipanema-Leblon-Lagoa). Me parece que já foi mais febre, mas não deixou nada a desejar em um sábado chuvoso em que a cariocada comparecia em peso ao show do 50 Cent na Marina da Gloria.

Chegamos só pra balada, mas o restô contemporâneo com ênfase na culinária italiana é um charme só, perfeito para ir a dois. Não é barato, mas também não é nenhum absurdo.






Serviço:
Boox Resto Bar
Rua Barão da Torre, 368 - Ipanema
Funciona de terça à sábado, a partir das 20h
Telefone: 21-78537740


3 comentários:

F. disse...

E quando é que a senhorita vem para SP???? Vem mesmo para o jogo????
Besos felpudos Mana F.

Anônimo disse...

Hahahaha... é a primeira vez que a Rapousa nave vai para o Rio? Dicas mais manjadas...

M.L. disse...

Dear Anônimo, a Rapousa Z participou dos programas habituais das rapousas que moram no Rio... Podem ser dicas manjadas, mas são os programas que fazemos aqui - carioca way of life, got it?!!
Rapousa Z, te esperamos aqui mais seguido!
Rapousa F, prepara Sampa, que estamos chegando!!!
Bjbjbjqjo