quarta-feira, 19 de maio de 2010

Para Refletir: A Copa dos Goles


Na última terça-feira, tendo chegado mais cedo do que o necessário para uma audiência na Justiça do Trabalho, distraia-me ouvindo a Band News, quando o locutor faz menção à coluna de Ruy Castro do dia anterior, em um jornal do qual eu, sinceramente, não me recordo o nome, chamada "A Copa dos Goles" em referência ao patrocínio da Brahma à seleção brasileira, na Copa da África do Sul.

O texto chama a atenção para um fato alarmante: 15% da população tem tendência a desenvolver o alcoolismo e daí a preocupação do autor quanto à força do apelo ao consumo de bebida alcoólica com o patrocínio da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo, evento que estará presente em 9 entre 10 lares brasileiros em três semanas.

Mais um texto de reflexão para nossos queridos leitores justamente acerca de um dos assuntos mais em voga do momento: Copa do Mundo.



A Copa dos Goles
Por Ruy Castro - Jornalista e escritor

Um tradicional festival de jazz -música que só interessa a adultos, e, mesmo assim, a uma fração deles- deixou de existir no Brasil há alguns anos porque não podia ser patrocinado por uma marca de cigarros. Já a seleção brasileira, que estará onipresente nos lares brasileiros dentro de três semanas, pode ser patrocinada por uma bebida alcoólica.

A dita bebida, uma cerveja, tomará o país em dimensões nunca vistas e por todas as mídias existentes, incluindo publicidade estática, indução subliminar e telepatia. Uma rima pobre -'brahmeiro', 'guerreiro'-, pespegada aos jogadores, será o mote de milhões de crianças enquanto durar a Copa do Mundo, enfatizando, inclusive para os pais, a 'naturalidade' do consumo de cerveja desde tenra idade.

Quinze por cento desses milhões desenvolverão alcoolismo dentro de dez anos. E, embora estejamos falando de futebol, isso não é um chute. É apenas a porcentagem de pessoas que desenvolvem a doença num universo humano com acesso livre a bebidas alcoólicas, o que sói ser o caso do Brasil. Não por acaso, esse é também o número estimado de alcoólatras no país: 28,5 milhões -15 % da população.

A ideia de que a cerveja não é uma bebida alcoólica -e, daí, apropriada a patrocinar atletas- tem espantosa circulação entre nós. Não há força capaz de sequer enquadrar sua publicidade em certos horários, como conseguiram com o cigarro (este banido de todos os veículos) e com as outras bebidas.

O patriota Dunga -aliás, um dos 'brahmeiros' oficiais da campanha- não faz questão de que gostem dele, mas de que 'gostem do Brasil'. Pois saiba Dunga que, seja ou não o seu time campeão, o legado histórico da Copa de 2010 para o nosso futuro será medido não em gols, mas em goles. Muito apropriado para uma Copa dos copos.

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