segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fox Interview :: BIANCA JULIANO


Fundada em 2001, em Porto Alegre, a XP Investimentos, valoriza pessoas com atitude, pois antes da XP, as corretoras não se preocupavam em ensinar seus clientes a investir, o mercado financeiro não chegava a cidades do interior e muita gente achava que não podia encarar a Bolsa. Em poucos anos a XP mudou essa realidade e atualmente tem o maior programa de educação financeira do país, e está entre as dez maiores do Ranking Bovespa e é a corretora que mais cresce no Brasil.

A missão da instituição é partir do básico: ensinar as pessoas a investirem na Bolsa, acabar com o medo que a população tem quando se fala em investimentos e oferecer atendimento personalizado aos clientes.

Hoje, a XP conta com mais de 120 escritórios e afiliados, mais de 600 assessores de investimentos, já capacitou mais de 150.000 investidores, e uma das mais jovens sócias da filial Porto Alegre tem apenas 27 anos. A seguir conheça um pouco mais sobre a executiva Bianca de Menezes Juliano.

A XP Investimentos

A XP Investimentos percebeu que o melhor caminho para crescer no pequeno mercado de investidores de renda variável do Rio Grande do Sul é investir na educação financeira das pessoas. Para isto os sócios da instituição criaram uma empresa com o objetivo de oferecer cursos e treinamentos sobre o mercado de capitais. Assim, através da educação, a XP Investimentos difunde as vantagens do investimento em renda variável, desmistificando o risco de se investir em ações.

Idealizado pelos sócios da XP Investimentos com o propósito de investir os próprios recursos, o Clube de Investimento XP Investor tem como objetivo investir em ações a longo prazo, obedecendo critérios unicamente fundamentalistas.

Em setembro de 2006 a XP Gestora, a partir do Clube de Investimento XP Investor, abre o primeiro Fundo, o XP Investor FIA, que passa a ser administrado pela Mellon Serviços Financeiros - uma das maiores administradoras de fundos do mundo.

Atualmente o XP Investor FIA conta com mais de 2.500 cotistas, os quais recebem tratamento personalizado pela equipe XP, além de alta transparência sobre sua estratégia de investimento.

A XP Investimentos acredita em novas atitudes.

Perfil Bianca de Menezes Juliano

Com apenas 27 anos, Bianca Juliano começou a carreira na XP Investimentos como cliente em 2006, e após quase um ano investindo no principal Fundo de investimentos em ações da casa (XP Investor FIA), iniciou como assessora de investimentos de uma das áreas em expansão.

Apaixonada pela agitação deste mercado, o contato intensivo com cliente, a assessoria prestada a cada um e a filosofia da empresa - de educar as pessoas a respeito do funcionamento do mercado – Bianca passou a viajar com palestras e cursos em diversas cidades do interior do RS, no mínimo duas vezes por semana, além de realizar muitas parcerias e palestras na Capital.

Atualmente a jovem executiva é sócia da XP Gestão de Recursos, participando ativamente do desenvolvimento deste negócio, além de administrar mais de dez Fundos de Investimentos, dentre fundos de ações e multimercados.

RL&F: Teu primeiro contato com a XP foi como cliente. Como foi o convite para se juntar à equipe. Quais as atividades profissionais que exerces lá hoje?

Bianca: O convite surgiu quando a empresa buscou desenvolver a área de Gestão de Recursos de terceiros, através de Asset Management, fiquei sabendo da oportunidade, mandei meu currículo, passei por entrevistas e fui selecionada! Hoje lidero a operação e equipe de Fundos de Investimentos da unidade Porto Alegre, onde esta operação começou. Além disso, gerencio minha carteira própria de clientes.


RL&F: O que te levou a trabalhar no mercado de ações?

Bianca: Sempre gostei do mercado financeiro, mas o que mais me interessa é o dinamismo deste mercado e a possibilidade de desenvolver relacionamento com os clientes, pois eles buscam muito a confiança da pessoa que o está atendendo. E trabalhar isto diariamente é fantástico!

RL&F: Tu já sofreste algum tipo de discriminação neste mercado por ser mulher?

Bianca: Não, sinceramente não acredito nisto, principalmente na XP Investimentos.

RL&F: No que consiste o sistema de educação financeira da XP? Quais os principais cursos oferecidos?

Bianca: O sistema educacional da XP consiste em promover palestras gratuitas e cursos de iniciação ao mercado de ações e de finanças pessoais. Possuímos desde níveis básicos até avançados. Os dois principais de nosso portfólio são o de Finanças Pessoais e o Aprenda a Investir em Ações. São cursos rápidos de aproximadamente 10 horas aula.

RL&F: Como funciona o serviço de assessoria de investimento prestado pela XP?

Bianca: Avaliamos a carteira de investimentos do cliente, como um todo, qual percentual ele possui em renda fixa e renda variável e qual seria o indicado de acordo com a sua idade, perfil de investidor e objetivo. Existem os conservadores, os moderados e os agressivos. Além de simulações que fazemos para os clientes buscarem sua tão sonhada independência financeira ao longo dos anos.


RL&F: Na tua opinião, qual a maior vantagem de investir no mercado de açõs e qual a maior desvantagem?

Bianca: A maior vantagem está no retorno acima de qualquer produto de renda fixa do mercado financeiro como um todo, se considerado o longo prazo (poupança, títulos do tesouro nacional, CDB’s Fundos DI, por exemplo). A desvantagem está na oscilação de curto prazo, por isso, não é recomendado para investir recursos que temos objetivos de curto prazo como trocar de carro no fim do ano, viajar nas próximas férias enfim. No longo prazo, conseguimos diluir estas oscilações.


RL&F: Quais são tuas dicas àquelas pessoas que nunca investiram e pretendem utilizar-se dos serviços prestados pela XP?

Bianca: Iniciar pela palestra gratuita e introdutória é o melhor caminho, porque desmistifica a Bolsa e dá sentido a muitas informações que possuímos sobre economia e sobre investimentos. Na sequencia, pode-se fazer um dos nossos cursos ou simplesmente agendar um horário com um dos assessores de investimentos especializados da XP para conversar. Mas o curso sempre é recomendado quem quer aprofundar conhecimentos.

RL&F: Existe alguma deficiência em algum setor de prestação de serviços relativos ao Mercado Financeiro?

Bianca: Existe, a deficiência educacional sobre Bolsa de Valores e Finanças Pessoais, que justamente a XP busca suprir. Esta visão, fez, inclusive a empresa ser eleita uma das 25 empresas mais inovadoras do Brasil, pela revista Época Negócios.


RL&F: Como concilias tua bem sucedida vida profissional com a pessoal?

Bianca: Trabalho bastante, confesso que é bem corrido, muitas vezes é preciso abrir mão de algumas coisas, mas a gente vai organizando, sempre dá para dar um jeitinho e além de trabalhar, conviver com a família, viajar, namorar, ler um bom livro, cuidar da gente e trabalhar muito!

RL&F: Houve alguma situação inusitada, engraçada ou dramática que tenhas presenciado no teu trabalho?

Bianca: Sim sempre existem várias, lembro agora de uma senhora que querendo investir em um de nossos Fundos, veio até a XP perguntando como ela fazia para investir. Ao terminar o cadastro, ela abriu a própria bolsa e estava lá todo o dinheiro, ela queria me entregar em mãos. Mas obviamente não posso aceitar, a aplicação deve ser feita através da conta bancária do fundo, pois tudo é regulado pelo Banco Central e pelo órgão regulador. Resolvi acompanhá-la até o banco, peguei meu carro e fiz questão de levá-la pessoalmente, pois ela nem mora em Porto Alegre, tinha vindo especialmente para fazer o investimento! Fiquei com medo de deixá-la andando em Porto Alegre com todo aquele dinheiro na Bolsa para justamente investir na Bolsa!

PERFIL

Nome:Bianca de Menezes Juliano
Profisssão:Admnistradora
Idade:27 anos
Signo:gêmeos
Naturalidade:Porto Alegre
Hobbies:jogar futebol, restaurantes, ler e filmes

Perfume:Hipnose -Lancome
Cor: Amarelo
Filme: Elizabeth – a Era de Ouro
Música: Don’t Know Why – Norah Jones
Livro: Os Segredos da Mente Milionária
Viagem Inesquecível:Orlando, EUA em abril deste ano, foi na correria do feriadão, mas não podia ter sido melhor!
Paixão: Viajar
Um restaurante:Atelier de Massas
Um hotel: Beach Class –Porto de Galinhas
Um lugar: Walt Disney World, é muito mais que apenas um parque de diversões e o único lugar onde consigo desligar!
Uma frase: Qualquer Ação é Melhor que a Inação. T. Harv Ecker


VIP BUSINESS WOMAN MEETING

Nesta terça, dia 27 de outubro, a Bianca promove uma palestra na Fratello do Barra Shopping. Além de saber um pouco mais sobre a bolsa de valores, as marcas Enjoy e D´Vie Joalheria estarão sorteando alguns mimos. IMPERDÍVEL!!!!

6 comentários:

J disse...

Simplesmente adorei a palestra!!! Bianca está de parabéns! Foi extremamente clara e direta em suas colocações e metáforas, fazendo com que as diversas ladies presentes entendessem um pouco melhor do mercado de ações.

Além deste aprendizado, as presentes ainda ganharam mimos lindos e degustaram clericot com pizzas Fratello ao pôr-do-sol no Guaíba! Necessaire da XP Investimentos, lenço multiuso da Enjoy e descontos da D´Ive foram alguns dos brindes. Como se não bastasse, saíram com a autoestima elevada depois de ouvirem que são máquina que faz a economia girar!!! Luxoooo!

Aproveito a oportunidade para agradecer a entrevista de Bianca Juliano para o blog, e a cordialidade de todos os organizadores do evento.

Bjs felpudos, J.

Tess FashionBiz disse...

Muito obrigado pela presença sempre incrível. Tava com saudades!
Um beijo
Edu.

Anônimo disse...

Bianca Adorei a entrevista, como sempre vc demonstra muito conhecimento em tudo que faz.Parabéns filha

Sua Mami rsrsrs disse...

Esqueci de colocar a minha identificação no depoimento acima
Jô de Menezes Juliano

Ana Cristina disse...

Adoreiiii a entrevista!

Bianca de Menezes Juliano disse...

Olá Queridas!

Que bom que vocês gostaram! Quem teve a oporutnidade de estar presente na palestra na Fratello em parceria coma Enjoy já deu o primeiro passo, agora é só seguir adiante! Próximo curso: dia 07 de novembro, sábado. Organize suas Finanças para 2009 - neste curso estão informações que nem 10 livros reunidos comseguiriam nos passar! Aproveitem, eu recomendo!Beijos!
Bianca de Menezes Juliano