sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Para pensar: Um ótimo final de semana a todos!


Sem saber, eu me dei um grande presente quando aceitei a sugestão de ler o excelente livro "A vida como ela é para cada um de nós - em busca do eu caleidoscópio", de Denise Aerts e Christiane Ganzo, a primeira médica e educadora, a segunda psico-analista, ambas fundadoras dos Grupos de Reflexão Bororó25.

Claro que tanto o livro, quanto as autoras e também os Grupos de Reflexão mereceriam um post próprio, o que, oportunamente, pretendo fazer, mas, no momento, gostaria de compartilhar um trecho do livro que, certamente, já fez, faz ou fará sentido na vida de cada um de vocês.

Que todos se sintam presenteados com as palavras que transcrevo, como eu me senti (pg. 209):

"A paixão em seu âmago contém o sentimento inconsciente de controle. Na lógica do controle, a pessoa busca o poder, a posse do que é desejado. Existe um apego excessivo ao alvo da paixão: uma ideia, um sentimento, um objeto, outra pessoa ou uma única versão de si-próprio. Não existe espaço criativo. O sujeito não se permite ousar ou correr riscos, pois não pode "fracassar". A fantasia de "sucesso" é garantida por um "não-fazer", não transformando a ideia em ato. O apaixonado vive em um mundo ideativo, habitado por pensamentos repetitivos que o mantêm ocupado e com a sensação de estar fazendo coisas, no entanto, sem fazê-las. Está pré-ocupado demais em viver uma vida cheia de expectativas e idealizações. Encontra-se paralisado, reativo, refém de sua paixão. Vive um estado toxígeno na alma, na qual não encontra serenidade, pois, inclusive, sua química corporal está alterada."

Que nossa vida possa ser pautada mais pelo amor do que pela paixão!

Para saber mais sobre o livro ou sobre os Grupos de Reflexão, acessem o Blog do Bororó25 ou o Twitter.

Um Excelente Fim de Semana a todos!

2 comentários:

Bororó25 disse...

Olá, meninas! Nós da Bororó25 ficamos muito alegres com o post de vocês e com os comentários feitos ao livro "A vida como ela é para cada um de nós". Estamos adorando "vizinhar" com vocês na blogosfera e para comemorar esta forma de interação tão rica e saudável, fizemos um post sobre blogs interessantes e incluímos o de vocês. Adoraríamos as suas visitas em nosso site para conferir. Saudações da Bororó25!

just KUKY it disse...

TODAS entende. Adorei, minha mãe já havia me comentado sobre o espaço bororó, não li esse livro, mas vou providenciar com certa urgência! Porque não é só a minha química que está alterada, a física e a biologia também!

Beso