quarta-feira, 8 de julho de 2009

Casamentos & Casamentos

.
Casamento. União que desperta um sentimento inexplicável em todas as mulheres, em especial nas balzaquianas. Nesta fase da vida, casamento é algo natural. Aliás, parece até estar fora de moda "morar junto", com tanta gente casando. Recentemente, Déborah Secco e Roger, Alexandre Pato e Stephany Brito, e até Gisele Bündchen e Tom Brady... É tanta gente que o RL&F resolveu dar um help com um guia de etiqueta de casamento!!!!
.
Chique na hora de casar:
.
- É recomendado convidar os padrinhos com pelo menos 04 meses de antecedência. Leve em consideração a proximidade, amizade e todas as coisas boas que você já dividiu com essas pessoas para dividir mais este momento importante de sua vida.
- Envie os convites com 30 dias de antecedência. As pessoas precisam se agendar para ir ao seu casamento. Convites de última hora dão a impressão de que as pessoas foram esquecidas ou que sua presença não é desejada.
- Crie um site personalizado. É uma maneira fácil das pessoas confirmarem a presença, além de poderem ver as fotos, deixar recados, ver sugestões de lojas com lista de noivas, sem seja algo grosseiro. Cada vez mais vemos sites lindos e recheados com imagens que vão desde o chá de panelas até a lua-de-mel.
- Chegue na Igreja e na festa em um automóvel antigo, de época. Na Europa, muitos casais já adotaram esta moda e aproveitam, entre a cerimônia religiosa e a festa, para tirar fotos em locais belos e em monumentos históricos. Aqui em Porto Alegre, os noivos têm tirado fotos lindas em praças iluminadas à noite.
- Cumprimente todos convidados e passe nas mesas para tirar fotos. É fato, cansa. Mas pense que muitos convidados vieram de longe especialmente para este momento especial e também se cansaram. Isso é o mínimo a se fazer.
- Agradeça os presentes. Uma prática cada vez mais esquecida, mas essencial. Os convidados não sabem se o presente deles foi entregue corretamente. Com os recursos de hoje em dia, pode-se agradecer por email, mas nunca deixe de fazê-lo. É até uma oportunidade para divulgar seu novo endereço, telefone, etc.
- Após o último dia para a confirmação de presença, entre em contato, por telefone, com todos os convidados que não confirmaram presença e pergunte se vão comparecer. Dessa forma, é possível ter uma idéia mais precisa de quantas pessoas efetivamente comparecerão à celebração. De qualquer sorte, caso haja lista na entrada, inclua todos os nomes de convidados, e não apenas os nomes de quem confirmou presença. Isso evitará constrangimento no caso de alguém que não tenha confirmado resolver aparecer.
.
Fuja do mico:
.
- Nunca coloque cartõezinhos com o nome das lojas em que se encontram as listas de presentes. Nada pode ser mais vulgar. Deixe que os convidados, ao confirmarem a presença no evento, indaguem a respeito da lista, é muito mais educado. Se fôssemos seguir a etiqueta à risca, nunca deveríamos pedir presentes no casamento. Segundo a tradição, os pais dos noivos convidam para comemorar a união de seus filhos, e é uma festa como a de um aniversário, isto é, leva presente quem quer.
- Não separe casais. Ao convidar os padrinhos, convide sempre o par. Não é nada gentil convidar uma pessoa comprometida para ser par com outra pessoa. Nesta hipótese, admitida apenas para juntar membros da família (como um irmão e uma irmã), fale antes com o companheiro que será preterido e pergunte se há algum problema. Dessa forma, evita-se conflitos.
- Não faça do altar um poleiro. O número de padrinhos deve ser razoável. O que se faz é convidar gente próxima, muito amiga ou pessoas que, por alguma razão, os noivos queiram homenagear. É feio e pretensioso um altar muito cheio de padrinhos.
- Convites de casamento genéricos são terminantemente proibidos, como "aos amigos do trabalho". Os convites não são baratos, mas também não é festa de final de ano da empresa. Faça convites individuais e entregue apenas ao pessoal do seu departamento ou aos mais próximos. Convite genérico dá a impressão de "convidar por convidar" e que você não gostaria que ninguém fosse, apenas gostaria que enviassem os presentes.
- Jamais convide apenas parte da família para a festa. Em algum momento, é claro, o número de pessoas terá de ser limitado, ainda mais quando a verba não permite dar uma festança para 2983472984372 convidados. Contudo, limitar a família é péssimo e será comentado por gerações, além de gerar mágoa entre as pessoas. Envie convite a todos, pois a própria falta de proximidade com os noivos fará efeito.
.

Stephany Brito e Alexandre Pato.

Déborah Secco
.
Finalmente, lembre-se de que muito mais importante do que o casamento é estar casado.
.

3 comentários:

Marie disse...

Adorei amiga!

Quero mais dicas! Temos que conversar!

Beijinhos

Z. disse...

Ótimo post! Adoreiii! Bjssss

Biaáh disse...

Ameii esse bog! Parabéns!!!
orkut e MSN: biasjc_h-ta@hotmail.com