segunda-feira, 30 de março de 2009

Fox Interview :: Dra. SAMANTA MENEGUZZI


O verão acabou, mas a busca pela pele douraada é incessante. O bronzeamento artificial promete uma cor invejável ao longo de todo o ano, resta saber qual é o método mais indicado para manter o bronze também no inverno. O RL&F, seguindo a nova série de entrevistas, conversou com a Dra. SAMANTA MENEGUZZI, Médica especializada em Medicina Interna, graduada em Medicina pela UFRGS e especializanda em Dermatologia pela Santa Casa de Porto Alegre, que nos prestou importantes esclarecimentos acerca desta questão de pele.
.
RL&F - Quais os riscos causados pelos métodos de bronzeamento alternativos, tais como camas de bronzeamento, bronzeamento a jato e cremes autobronzeadores?
DRA. SAMANTA - As camas de bronzeamento com lâmpadas UV têm o mesmo risco que o sol nos horários de pico, ou seja, com o tempo surgem as manchinhas, o fotoenvelhecimento e o câncer de pele UV dependente. Elas nos tornam expostas a uma carga de radiação muito grande, acelerando os mecanismos de degeneração da cútis. Já os autobronzeadores e os produtos usados nos jet bronzes são seguros e não são considerados nocivos a saúde.
.
RL&F - Dentre os métodos mais comuns, qual é o mais indicado para quem quer manter a pele dourada também no inverno?
DRA. SAMANTA - Os autobronzeadores são uma excelente opção. Uma dica que eu sempre dou para as minhas pacientes é acrescentar um hidratante que contenha os mesmos princípios no dia-a-dia, aproveitando para agregar uma corzinha gradualmente. Atualmente, existem máquinas de bronzeamento onde, em poucos minutos, a pessoa atinge a pigmentação adequada, fazendo com que o tempo de exposição aos raios ultravioletas seja menor do que o usual. Não sou a favor desta posição extremamente radical contra as máquinas, apenas recomendo que não seja utilizado este método em exagero, com período de exposição máxima de 20 minutos, sempre protegendo as áreas mais sensíveis (face e mamilos, principalmente). Inclusive existe uma regulação feita pela ANVISA das clínicas que oferecem este serviço, proibindo a repetição do bronzeamento num prazo de 48 horas, exigindo manutenção periódica para que a máquina esteja bem regulada para emissão dos raios e o mais importante de tudo: avaliação médica (existem pessoas que são proibidas, como as que tem história de câncer de pele pessoal ou num familiar de primeiro grau e usuários de medicações fotossensibilizantes).
.
RL&F - Qual o tempo de exposição solar e qual o fator de proteção solar indicado para cada tipo de pele?
DRA. SAMANTA - Invariavelmente, não indico nem para pele morena FPS menor que 30. O tempo de exposição não é regulamentado, desde que seja respeitado os horários do sol, evitando o pico de incidência, que é das 10 as 16hs.
.
RL&F - É possível utilzar o creme autobronzeador junto a outros cremes usados diariamente, como filtros solares e anti-rugas? Qual é o melhor momento para utilizá-los?
DRA. SAMANTA - Claro! Acredito que o futuro esteja exatamente nisso: unir várias propriedades num só produto. É o melhor jeito para aumentarmos a adesão, afinal nos dias de hoje é raro quem não esteja sempre correndo né. O melhor momento para aplicá-los depende da propriedade que estamos procurando: o filtro solar deve ser aplicado pela manhã, antes da maquiagem e reaplicado ao meio dia. Por que não agregar uma propriedade anti-aging, um “firmador” da pele ou até mesmo uma base . E a make – up com FPS junto é um must!! Quer algo que facilite mais a nossa vida. Ou que tal, na hora de ir p noite,agregar um “efeito cinderela” junto com o pancake.
.
RL&F - Quais os melhores produtos no mercado?
DRA. SAMANTA - Vamos por parte, por que eu sou completamente viciada em cosméticos, então conheço praticamente tudo que há disponível e faço questão de testar em mim antes! Como hidratante diário, sou fã do “Healthy Brilliance – Renew & Glow”, da St Ives. Além de dar uma corzinha já na primeira aplicação, ele contém substâncias que atuam na prevenção da degeneração celular. Uma pele hidratada é o diferencial na hora do tanning e na sua manutenção. Um óleo de banho (nada muito oleoso) como o “Bodyoil misterioso hechizodeamor” da Vz tem um cheirinho ótimo e deixa a pele bem macia e cheirosa. E para quem quer usar o autobronzeador, é essencial escolher um que não deixe aquele cheiro horrível e seque rápido. Indico o “Summercolor sunless” da Banana Boat. É uma espuminha que passou, secou. Só não esqueçam de lavar bem as mãos depois e fazer uma esfoliação básica, para deixar a pele uniforme (tem um sabonete esfoliante da theraskin, “Theracne”, que é ótimo naquelas áreas onde temos tendência a foliculite, como nas nádegas. Nada pior que os pontinhos vermelhos no derriere, não é mesmo). Para maquiagem, “Toleriane base compacta”, da La Roche (aliás, meninas, aproveitem para comprar esta marca na Europa, principalmente na França, os preços são um must!) tem FPS25 e é ótima para pele com tendência a acne. Para quem prefere Pancake, o “Spectraban” é incrível também. Só não esqueçam de remover assim que chegar em casa!! Eu deixo sempre um pacote de lencinhos umedecidos (amo os da Lib, com anti-aging, of course) no lado da cama, para aqueles momentos de preguiça suprema.
.
RL&F - Dicas de cuidados com a pele por Dra. Samanta Meneguzzi:
DRA. SAMANTA - Acho que já falei bastante né, mas o essencial é o Filtro solar durante o dia e os ácidos noturnos ou na forma de peeling, receitados pelo Dermatologista. Estes, queridas rapousas, fazem milagres pela nossa cútis. Ah, outra coisa que incomoda muito as pacientes que chegam no consultório são as manchinhas nas mãos, portanto não esqueçam de usar protetor solar nelas também, porque até a luz do escritório queima!! E a noite, um despigmentante básico. Ultimamente, tem se falado bastante em usar a toxina botulínica (the famous botox) como prevenção das rítides (um termo três chic para as ruguinhas). Ano passado, estive num meeting na Califórnia e por lá eles usam bastante a partir dos 25 anos, com um excelente resultado a longo prazo. Confesso que este ano farei o meu!!
.
PERFIL
Nome completo- Samanta Sassi Meneguzzi
Idade- 28 anos
Naturalidade- Porto Alegre
Profissão- Médica, especialista em Medicina Interna e especializanda em Dermatologia
Hobbies- Viajar, viajar e viajar. No dia a dia, amo correr com meus sheepdogs por aí.
Signo- Sagitário
Perfume- Island Kiss, Escada
Cor- Depende do dia
Filme- Os que me façam pensar as vezes e os que me façam rir, sempre!
Música- Eclética, no momento estou numa fase Sade e Indiarie. Mas no meu carro não pode faltar Hed Kandi e Hotel Costes.
Férias inesquecíveis- Koh Phi Phi, na Tailândia e todas as mini-férias que passei na Barrinha, ao lado da minha família e dos meus amigos!
Paixão- Amo o que eu faço e as pessoas que eu escolhi para viver do meu lado. Caminhar por ruas desconhecidas numa viagem, bater papo com moradores do local e descobrir lugares incríveis também fazem parte das minhas paixões!
Produtos de cuidado com a pele indispensáveis- Hidratante illuminador Strobe, da Mac (tipo um prime, para aquelas sextas-feiras em que a semana merecia ser riscada do calendário mas voilá, a noite promete!), Retin – a micro e Glyquim XM. Além do bom e velho protetor solar 30 no dia-a-dia.
Marcas preferidas- La Prairie e La Roche Posay
Na necessarie não pode faltar- Uma máscara revitalizante para os cabelos (no momento, estou usando a da Biotherm), o Mini Pink Leopard Bronzer da Too Faced, Pouled de Luxe Vanilla (um perfuminho sólido que eu uso p ir na academia e pra praia) e o blush bronzant da Dior. O resto eu vou colocando conforme a ocasião, mas já adianto que a minha necessárie é gigante !! Quase ia esquecendo o kit de pincéis de viagem da MAC, um must have!
.
Dra. Samanta Meneguzzi
Dermatologista
samantameneguzzi@gmail.com ou (51) 3227-1515.
.
Foto Arquivo Pessoal

15 comentários:

FE disse...

Nem preciso dizer que essa é a minha dermato neh!!!!

hippie chic disse...

Adorei a entrevista, super importante meninas! Hoje em dia o sol não está para brincadeiras, e se queremos manter a nossa pele sempre bonita e com uma aparência saudável temos que estar atentas a estas dicas. Achei super interessante e importante o tema da entrevista! Parabéns! Beijinhos, Sassá.

Z. disse...

Adorei a entrevista! Bjsss

J disse...

Eu simplesmente a-m-o sol! Acho que uma pele bronzeada tem o seu valor, assim como uma pele bem cuidada. Por isso, agradeço de coração à Samanta por ter nos concedido parte do seu tempo para esta entrevista super esclarecedora. Vamos abusar dos autobronzeadores e, com certeza, a partir de agora, vou deixar lencinhos demaquilantes ao lado da cama para aquela preguiça pós-balada que insiste em me deixar um urso panda no dia seguinte!!!

Obrigada, querida!

Beijos a todas!

Lu disse...

Adorei as dicas! E estou adorando essa nova fase do blog, com entrevistas! Parabéns!! Bjs

Joanna disse...

Adorei demais!!! Essas dicas estão ótimas! As entrevistas são realmente tudo! Bjus

Marília disse...

Máximooooooooooooooooooooooooo de entrevista...Bjs gurias.

Joana Scherer disse...

Dr. Samanta sumiu com as manchinhas da minha pele.Parabéns pela entrevista!

Elisa Andrade disse...

Meus parabéns, rapousas. Esta entrevista está realmente mais interessante do que qualquer reportagem de muita revista boa. Me surpreendi com o blog de vocês!

carla disse...

Show!!!!

Paula de Leon disse...

Parabéns a bela reportagem com a Dra. Samanta. Não há dúvidas da excelente profissional que ela é... Nos pacientes sabemos e nossa pele agradece.

Lê disse...

EXCELENTE REPORTAGEM!!!POR ISSO SOU UMA LEITORA ASSIDUA DO BLOG DAS RAPOUSAS.
BEIJO

Mari disse...

Chiqueterríma a reportagem queridas rapousas...quero ser cliente da dra Samanta logooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mariana disse...

Falar que eu adoro a Samy nem precisa né...mas as dicas e os puxões de orelha que ela me dá valem a pena

ana cristina disse...

Bom, eu como profissional da área da saúde não podia deixar de parabenizar a entrevista com a Dra Samanta. O tema é muito importante, mas apesar de ser um assunto atual e de interesse geral muitas dúvidas precisam ser esclarecidas para se ter os cuidados adequados com a nossa pele. A saúde em primeiro lugar. Parabéns novamente!
bjs