segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Nossa Senhora dos Navegantes / Iemanjá


.
Dia 02 de fevereiro comemoramos o dia de Nossa Senhora dos Navegantes. Motivo de alegria para todos, já que tivemos um belo feriadinho (hehehe).

A fé em Nossa Senhora dos Navegantes chegou ao Brasil através dos navegadores portugueses e espanhóis. Em Porto Alegre, ela foi declarada a padroeira da cidade, tanto que todos os anos é realizada, aqui na Província, uma procissão fluvial, que também ocorre em outras cidades do Estado banhadas por água, já que a santa é associada ao mar e à proteção dos marinheiros.
.
Há uma equivalência curiosa entre a santa católica Nossa Senhora dos Navegantes e a orixá da mitologia africana Iemanjá, tanto que esta também tem sua festa comemorativa no dia 02 de fevereiro, sendo a rainha do mar, além de deusa padroeira dos náufragos. Nas comemorações de Iemanjá é comum ver as pessoas trajadas de branco e variedades de oferendas, tais como espelhos, bijuterias, comidas, perfumes e vários outros mimos.
.
Então, amigos, não importa se católicos ou umbandistas, nunca é demais fazer oferendas para as padroeiras das águas no feriadão! Quem perdeu este ano, agilize-se para 2010!


Fonte: http://pt.wikipedia.org

2 comentários:

fernanda disse...

O problema é o lixo nas praias neh... ficam uma imundície!!!

J disse...

Simmmm!!!! No outro dia nem dá para tentar molhar os pés no mar. É um nojo só! Por isso sou a favor do pessoal fazer as oferendas junto à imagem da santa! Quem sabe ano que vem levantamos essa bandeira... Religião politicamente (ou ecologicamente) correta bjs