quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Orkut x Facebook


.
ORKUT x FACEBOOK
.
Parece incrível, mas apesar dos entendidos afirmarem que o Facebook é muito superior ao Orkut em termos de recursos (e é mesmo), foi este último que caiu nas graças dos brasileiros! O total de usuários do Facebook no mundo é muito maior do que o do Orkut – 70 milhões contra 45 milhões. No entanto, no Brasil, o número de internautas conectados ao site da Google é incrívelmente superior.
.
Também pudera: com menos de um ano de existência, o Orkut já possuía uma versão em português, o que somente agora se vê no Facebook... Mas não foi só isso! Inicialmente, o Facebook era restrito aos estudantes do Harvard College, origem de seu criador, enquanto no Orkut entrava qualquer pessoa, desde que convidada. E foi assim que a rede orkutiana foi se espalhando, quase como num boca-a-boca, até a superlotação de brasileiros!
.
Ambos os sites de relacionamentos foram criados em 2004, tendo o Orkut chegado antes do Facebook ao Brasil. Aí também se justifica a simpatia dos brasileiros pelo site do Google, afinal não existia nenhum outro site de rede social popular no país.
.
O Facebook foi fundado por Mark Zuckerberg, enquanto o Orkut foi criado por Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. O serviço de ambos é dedicado a ajudar os usuários a encontrar novos amigos e a manter suas amizades. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil, é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários, sendo o site mais acessado.
.
Atualmente, o Orkut conta com vários novos aplicativos, como os bonecos BudyPoke, quase tudo inspirado nos recursos do Facebook. Outra idéia original do Facebook é a questão da privacidade, pois antigamente a página de todos os usuários tinha dados e fotos liberados no Orkut, enquanto no concorrente a discrição imperava.
.
De qualquer sorte, muito embora o número de convites de amizade para o Facebook aumente todos os dias, nada leva a crer que os brasileiros irão largar o Orkut de mão. Pelo contrário, a ausência do fator novidade e a facilidade no manuseio das páginas do Orkut, que não se compara às dificuldades da dinâmica do Facebook e da total poluição visual, fazem crer que um site de rede social que não apresente nada diferente, mesmo que focado na segmentação, dificilmente tirará as pessoas do Orkut.
.
É... parece que a solução vai ser seguir no Orkut ou ter um perfil em cada! Saudades dos tempos em que o Orkut deixava tudo liberado e a investigação rolava solta hohohoho....
.

3 comentários:

Joanna disse...

Sou muito mais orkut!!!! Viva!!

Pri Caineli disse...

Oi!
Sempre venho aqui prestigiar seu blog, ele é ótimo!
Agora eu também tenho um blog, é sobre beleza:
www.blig.ig.com.br/princesanatorre
Gostaria muito que você desse uma passadinha lá. Estendo também o convite para todas suas leitoras.
bjus!

Anônimo disse...

Única vantagem do facebook: não bloqueiam no trabalho hehehee. Bj