segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Vacinação contra rubéola

Eu como uma Rapousa loura e felpuda , trabalhadora na área da saúde, me sinto no dever de divulgar a campanha de erradicação da rubéola.

De 09 de agosto à 12 de setembro deste ano, toda a população de homens e mulheres na faixa etária dos 20 aos 39 anos (mesmo quem já teve rubéola e quem já foi vaciando anteriormente, exceto as gestantes) deverão ser vacinados com a Dupla Viral (sarampo+ rubéola). O objetivo dessa campanha é a erradicação da rubéola. Para quem não sabe, se uma gestante for contaminada com o vírus poderá ter um filho com sérias complicações, como: o nascimento de crianças com síndrome da rubéola congênita, que pode causar deficiência auditiva, lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), malformações cardíacas e alterações neurológicas (microcefalia, meningoencefalite, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor). A população masculina nunca foi vacinada contra a rubéola, no entanto, podem transmitir o vírus para outras pessoas, inclusive gestantes que ainda nem sabem que estão grávidas.
Todos temos o dever de colaborar! Vamos todos fazer parte desta história e ajudar a erradicar a Rubéola do Brasil, uma vez que é o único país da América que ainda apresenta casos da doença. Esse foi um compromisso que nosso país assumiu na OPAS e foi pactuado entre Estados e Municípios. A vacina é gratuita e pode ser feita em postos de saúde ou unidades móveis em todos os 496 municípios gaúchos.





FAÇA A SUA PARTE: DIVULGUE E VACINE-SE!

6 comentários:

R.C. disse...

http://www.youtube.com/watch?v=PmRJo8RQ5sA

love is noise and love is pain
Love is these blues that I'm singing again, again, again, again, again, again!!!!!!!

J disse...

Apenas para lembrá-los que tivemos um surto, no ano passado, de rubéola. Inclusive vários conhecidos meus acabarm contraindo a doença. Portanto, imprescindível que levem a campanha a sério. A vacina, pelo que me lembro, tem validade de dez anos. Portanto, quem vacinou-se neste período estaria liberado. De qualquer sorte, para maiores informações, verifique seu cartão de saúde. Vamos lá!!! É gratuita e imprescindível a mulheres que pretendem engravidar em curto/médio período.

Obrigada pela informação TH!

Beijosssss

ana cristina seifriz lima disse...

Como também sou da área da saúde (estudante de medicina) tenho observado algumas dúvidas comuns sobre a vacinação. Por isso gostaria de prestar alguns esclarecimentos.
Em primeiro, a vacina é bastante segura, os principais efeitos adversos são: febre, erupção cutânea leve (exantema) que surgem entre 5 a 12 dias depois da vacinação, artralgias e artrites transitórias que se iniciam entre 1 e 3 semanas após a vacinação. As manifestações são leves e desaparecem em poucos dias.
Não devem ser vacinados: gestantes, pessoas com antecedente de reação anafilática (alérgica) sistêmica após uso de neomicina ou dose prévia da vacina. A amamentação não contra-indica a vacinação. E, para estimular a vacinação, concluo informando que a eficácia dessa vacina é maior que 95%.

J disse...

Nossa, estou abalada com tantas informações importantes. Me sinto até mal de ter prestado esclarecimentos sobre algo que tenho conhecimento somente leigo. Por favor, se eu informei algo equivocado, me corrijam! Grata pela colaboração!!!!

EAS disse...

Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. A campanha de vacinação contra a rubéola foi em agosto de 2008,ok. Eu me vacinei neste período, mas semana passada (25/09/2010) fiz o exame de rúbeola, e deu negativo o IGM (e o IGG também), uma vez que era para dar positivo, pois já fui vacinada (em 2008). Então, gostaria de saber o que fazer??? repetir o exame? ou tomar outra vacina, já que houve boatos (não sei a veracidade dos fatos) de que nas vacinas do governo já foram encontradas água?????? Obrigada! Cristina

EAS disse...

Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. A campanha de vacinação contra a rubéola foi em agosto de 2008,ok. Eu me vacinei neste período, mas semana passada (25/09/2010) fiz o exame de rúbeola, e deu negativo o IGM (e o IGG também), uma vez que era para dar positivo, pois já fui vacinada (em 2008). Então, gostaria de saber o que fazer??? repetir o exame? ou tomar outra vacina, já que houve boatos (não sei a veracidade dos fatos) de que nas vacinas do governo já foram encontradas água?????? Obrigada! Cristina