segunda-feira, 14 de julho de 2008

DE REPENTE 30... SONGS OF MY LIFE


Tava aflita com a noite de sábado, mas não havia muito a ser feito naquela manhã e tarde, pois, surpreendentemente, minha parte na organização do evento estava pronta (pelo menos, o que pode ser feito até esse horário).

Não consegui me distrair com quase nada... Era cedo da manhã, sábado: portanto, ninguém no MSN pra eu incomodar com minhas aflições mentais...

Ia ler, mas não agüento mais ler sobre mitologia greco-romana: Jupiter é um mulherengo e passa colocando guampa na cabeça da Juno, que por sua vez não é flor que se cheire e usa de todo e qualquer expediente, ainda que menos recomendável, para alcançar seus objetivos. Medéia esquartejou o irmão. A maior Guerra da Antiguidade (Guerra de Tróia) foi gerada por uma simples disputa de beleza (sério... Isso será objeto de outro post), os deuses estupram, matam sem piedade, traem... Enfim... Um auê só... Casa da Mãe Joana é pouco...

Então resolvi fazer uma retrospectiva das músicas internacionais mais bacanas (na minha h.o., que fique bem claro!!!) lançadas (não necessariamente de forma inédita) a cada ano da minha vidinha. Let´s go... Follow me...

1978 - Because the Night - Patty Smith - Escrita pelo Bruce Springsteen e pela Patty Smith. Todo mundo canta até hoje! Ocupa o 116º lugar da lista do "The Top 150 Singles Of All Times".

Melhor frase da música:
Desire is Hunger, is the fire I breath

Refrão:
Because the night belongs to lovers...
Because the night belongs to lust...
Because the night belongs to lovers...
Because the night belongs to us...


1979
- Roxanne - The Police - Tudo que for do Sting entra no meu top fo the top... Amo demaisssssss! A música fala sobre uma prostituta do sul da França... Posh!

Melhor frase da música: I know my mind is made up... So put away your make up...

Refrão:
Roxanne, you don't have to put on the red light
Roxanne, you don't have to put on the red light
You don't have to put on the red light
Put on the red light, put on the red light


1980
- Another Brick in the Wall - Pink Floyd - Música da nossa formatura do 3º ano no Pastor Nerds. Certamente a música (ou melhor, conjunção de 3 músicas) mais importante de 1980. Fui à loucura quando o Fabrício Peçanha remixou em 2006.

Melhor frase da música: Teachers, leave those kids alone

Refrão ( Pensando bem, a música é toda um refrão!)
All in all it's just another brick in the wall...
All in all you're just another brick in the wall...


1981
- Bette Davis Eyes - Kim Carnes - Novamente, escolhi a música mais importante de 1981, que fora escrita em 1974.

Melhor frase da música: definitivamente: she´s got Bette Davis´eyes...

Refrão:
And she'll tease you...
She'll unease you...
All the better just to please you...
She's precocious and she knows just...
What it takes to make a pro blush....
She got Greta Garbo stand off sighs...
She's got Bette Davis eyes...


1982
- Pretty Woman - Van Halen - Gente em, 1982 tem muita coisa boa que eu adoro: I love Rock´n´Roll (Joan Jett & The Blackhearts), Down Under
(Men at Work), Don´t you want me? (Human League), mas eu não poderia deixar de escolher Pretty Woman, pela minha fissura por vários anos pelo filme de mesmo nome e paixão platônica pelo Richard Gere...

Melhor frase da música: No one can look as good as you...

Refrão:
Pretty woman, stop a while...
Pretty woman, talk a while...
Pretty woman, gave your smile to me...
Pretty woman, yeah yeah yeah...
Pretty woman, look my way...
Pretty woman, say you'll stay with me...
'Cause I need you, I'll trear you right...
Come with me baby, be mine tonight...


1983
- Billie Jean - Quem me conhece sabe que essa é minha música predileta da vida e também a música de maior sucesso em 1983. Perdoa-me quem achar que estou blasfemando (afinal, não nego que ele seja perturbado), mas Michael Jackson é GÊNIO da música e da dança! Ninguém bateu ele até hoje! Só pra não deixar passar em branco: foi o ano de Flashdance - What a Feeling
(Irene Cara), Every breath you take (The Police), Boderline (Madonna), Buffalo Soldier (Bob Marley & the Wailers),... Ano riquíssimo em músicas que amo!

Melhor frase da música: So take my strong advice, just remember to always think twice...

Refrão:
Billie jean is not my lover...
Shes just a girl who claims that I am the one...
But the kid is not my son...
She says I am the one, but the kid is not my son...


1984 - Muito difícil... Cada ano aumenta dificuldade e muitas músicas importantes que fizeram parte da minha vida foram sucesso nesse ano. Acho que escolho Against all odds (Phil Collins), mas dá pra esquecer Smooth Operator (Sade) ou I just called to say I love you (Steve Wonder) ou Like a Virgin (Madonna) ou Girls just wanna have fun (Cindy Lauper) ou I want to break free (Queen) ou ainda Jokerman (Bob Dylan).

Melhor frase da música: You're the only one who really knew me at all

Refrão:
So take a look at me now, oh there's just an empty space
And there's nothing left here to remind me,
just the memory of your face
Ooh take a look at me now, well there's just an empty space
And you coming back to me is against the odds and that's what I've got to face


1985 - Take on me - A-ha - Amava muitooooo A-ha... Foi um dos primeiros albuns de adulto que adquiri. Não poderia escolher outra música, em que pese fosse o auge de Tears for Fears: Shout, Everbody wants to rule the world. Madonna também estava bombando com seu Material Girl. Minha segunda escolha, embora não seria nenhuma dessas songs, mas Money For Nothing do Dire Straits (marcou minha infância e foi tudo culpa do Silvio Santos!!!!).

Melhor frase da música: It's no better to be safe than sorry

Refrão:
Take on me
Take me on
I'll be gone
in a day or two


1986
- Bizarre Love Triangle - New Order - Gosto mais do que as outras que foram sucesso neste ano, como Kiss (Prince) ou qualquer outra da Sade (por cujas músicas sou xonadaaaaa!): Is it a Crime? e The Sweetest Taboo.

Melhor frase da música: Why can't we be ourselves like we were yesterday

Refrão:
Every time I see you falling
I get down on my knees and pray
I'm waiting for the final moment
You say the words that I can't say


1987
- With ou Without you - U2 - No ano que La Bamba dominou as paradas de sucesso, pra mim outras coisas faziam mais sentido. Nem se fale em U2 que é uma das maiores bandas de todos os tempos, mas porque não referir Luka (Suzanne vega), Sweet Child o´mine (Guns ´n´roses), Strangelove (Depeche Mode), New sensation (INXS) ou ainda I want your sex (George Michael).

Melhor frase da música: You give it all but I want more

Refrão:
With or without you
With or without you
I cant live
With or without you

And you give yourself away
And you give yourself away
And you give
And you give
And you give yourself away


1988
- A little respect - Erasure - Foi a primeira música que aprendi a cantar a inglês e a que me acompanhou em diversas reuniões dançantes alguns aninhos depois.

Melhor frase da música: We can make love not war (hahaha)

Refrão:
That you gimme no
That you gimme no
That you gimme no
That you gimme no

Soul, I hear you calling
Oh baby please give a little respect to me


1989
- Don´t wanna Lose you - Gloria Estefan - Minha ídala suprema ao lado de Madona que, por sinal, tava fazendo o maior sucesso nesse ano com o album Like a Prayer (outra relíquia que tenho aqui em vinil). Era o ano de Roxette - The Look, de Midnight Oil - Beds are Burning e de Fine Young Canibals - She drives me crazy. Uooouuuu!

Melhor frase da música: My love has no pride

Refrão:
Don't wanna lose you, lose you now
We're gonna get through somehow
Don't wanna lose you now
Don't wanna lose you, don't wanna lose you


1990
- Enjoy the silence - Depeche Mode - Precisa dizer alguma coisa?!?! Entenderam o trocadilho?!?!

Melhor frase da música: Feelings are intense... Words are trivial...

Refrão:
All I ever wanted
All I ever needed
Is here in my arms
Words are very unnecessary
They can only do harm


1991
- Outro ano phoda em termos musicais para mim. Anos 90 estouram grandes nomes que eu admiro . Vou escolher More than Words - Extreme, porque foi minha predileta da vida por muitos anos, porque amava Nuno Bitencourt e porque, convenhamos, é linda demais mesmo. Mas não posso deixar de citar outros grandes hits daquele ano: Alive (Peral Jam), Losing my religion, Enter Sandman (Metallica), Give it away (Red Hot) e Unbelievable (EMF - Tive uma paixonite na adolescência poe um próximo que cantava essa música no Ke-kê Karaokê - meu passado me condena!!!).

Melhor frase da música: Hold me close... Don´t ever let me go...

Refrão:
What would you do if my heart was torn in two
More than words to show you feel
That your love for me is real
What would you say if I took those words away
Then you couldnt make things new
Just by saying I love you


1992 - To be with you - Mr. Big - Tá bom, sou trash e brega... Mas e daí?!?! Quase coloquei Smells like teen spirit - Nirvana, mas não nego que faço mais o perfil Mr. Big... Hahahaha. Tem tanta música legal nesse ano, que fica difícil escolher uma só. Peral Jam no auge com Jeremy e Even Flown. Guns com Knocking on heaven´s door e November Rain, Madonna com Erotica e Metallica com o lindo Nothing else matters.

Melhor frase da música: Why be alone when we can be together baby

Refrão:
I'm the one who wants to be with you
Deep inside I hope you feel it too
Waited on a line of greens and blues
Just to be the next to be with you


1993
- What´s up - 4 non Blondes - Era só o que eu e a Guenú cantávamos em 1993. Sim, já deu pra ver que eu tinha inclinações grunges e roqueiras. Daondeeeeeee?!?! Por outro lado, era (sou?!) tão eclética que amava Informer (Snow), All that she wants (Ace of Base) e No Ordinary Love (Sade). Viva a diversidade!

Melhor frase da música: I'm trying to get up that great big hill of hope... For a destination...

Refrão:
And I say, hey hey hey hey
I say hey, what's going on?
And I say, hey hey hey hey
I say hey, what's going on...


1994
- Cotton Eye Joe - Rednex - Hahahahaha... Não tem explicação, mas amava...

Melhor frase da música: Não tem... A letra é trash!

Refrão:
If it hadn't been for Cotton-Eye Joe
I'ld been married long time ago
Where did you come from where did you go
Where did you come from Cotton-Eye Joe
If it hadn't been...


1995
- Waterfalls - TLC - Crazysexycool!

Melhor frase da música: Dreams are hopeless aspirations

Refrão:
Don't go chasing waterfalls
Please stick to the rivers and the lakes that you're used to
I know that ypu're gonna have it your way or nothing at all
But I think you're moving too fast


1996
- Wannabe - Spice Girls - Elas foram a sensação. Eu sei até hoje todas as músicas do primeiro cd de cor! Foram quase todas grandes hits das paradas. Nesse ano também, The Fugees regravaram Killing me softly que é linda demais!

Melhor frase da música: If you want my future forget my past

Refrão:
If you wanna be my lover, you gotta get with my friends,
Make it last forever friendship never ends,
If you wanna be my lover, you have got to give,
Taking is too easy, but that's the way it is.


1997
- Don´t Speak - No doubt - Disparado a melhor música do ano pra mim. Gwen Stefani arrasando como sempre.

Melhor frase da música: I gotta stop pretending who we are...

Refrão:
Don't speak
I know just what you're saying
So please stop explaining
Don't tell me cause it hurts
Don't speak
I know what you're thinking
I don't need your reasons
Don't tell me cause it hurts


1998
- Iris - Go go Dolls - Clichê? previsível? Sempre que escuto me sinto dentro de uma cena romântica de um filme ou novela! Meu lado brega é lindooooo!

Melhor frase da música: You're the closest to heaven that I'll ever be

Refrão:
And I don't want the world to see me
Cause I don't think that they'd understand
When everything's made to be broken
I just want you to know who I am


1999
- Smooth - Santana - Poucas coisas na vida são mais lindas do que a Guitarra de Carlos Santana.

Melhor frase da música: You´re my reason for reason

Refrão:
And if you say this life ain't good enough
I would give my world to lift you up
I could change my life to better suit your mood
Cause you're so smooth


2000
- I try - Macy Gray - Voz e melodia sensacionais. Admito que fiquei em dúvida também entre Music (Madonna) e Beautiful day (U2)

Melhor frase da música: I believe that fate has brought us here

Refrão:
I try to say goodbye and I choke
I try to walk away and I stumble
Though I try to hide it it's clear
My world crumbles when you are not near


2001
- Thank you - Dido - Apesar de ser bota deprê, não tem nada mais significativo nesse ano de 2001, povoado por Britney, J.Lo, Aguilera e outros do gênero.

Melhor frase da música: but your picture on my wall... It reminds me that it's not so bad, it's not so bad

Refrão:
I want to thank you
for giving me the best day of my life
Oh just to be with you
is having the best day of my life


2002
- The scientist - Coldplay - Outra grande banda, outra grande música. Marcada na minha vida até hoje.

Melhor frase da música: Nobody said it was easy... It’s such a shame for us to part...

Refrão:
Nobody said it was easy
It’s such a shame for us to part
Nobody said it was easy
No one ever said it would be this hard
Aww take me back to the start


2003
- Cannonball - Damien Rice

Melhor frase da música: Still a little bit of your face I haven't kissed

Refrão:
Stones taught me to fly
Love taught me to lie
Life taught me to die
So it's not hard to fall
When you float like a cannonball


2004
- Mr. Brightside - The killers - Uma das músicas que fazem parte da trilha sonora da minha vida. A letra fala por si só e é deveras adeuqada para muitas situações da nossa vida real. Nesse ano, teve ainda Somebody told me (The Killers) e This Love do Maroon Five que também me marcaram.


2005
- Boulevard of broken dream - Green Day

Melhor frase da música:
I walk this empty street... On the Boulevard of Broken Dreams...

Refrão:
My shadow's the only one that walks beside me
My shallow heart's the only thing that's beating
Sometimes I wish someone out there will find me
'Til then I walk alone


2006
- São duas as melhores músicas desse ano para mim: Hips don´t lie - Shakira - por ser extremamente contagiante e dançante e Crazy - Gnarls Barkley por motivos óbvios.

Melhor frase de Crazy: And I hope that you are having the time of your life

Melhor frase de Hips don´t lie:
Oh baby when you talk like that, You make a woman go mad


2007
- What goes around, comes around - Justin Timberlake - hehehehe... Tava demorando pra eu escolher uma trash, né?!?! Diferente de muita gente (de muita gente mesmo!!!!), eu não sou muito fã do Justin, mas acabei me pegando cantando essa música todo o tempo! Muita mais interessante que Rihanna ou Fergie.

Melhor frase da música: Tell me is this fair?

Refrão:
What goes around, goes around, goes around
Comes all the way back around
What goes around, goes around, goes around
Comes all the way back around
What goes around, goes around, goes around
Comes all the way back around
What goes around, goes around, goes around
Comes all the way back around


2008 - Sem definição até o momento! Alguma sugestão?!?!?!


Logo postarei sobre a festa (que estava linda!!!)! Boa semana a todos!

Bjssssss felpudos, Z.

17 comentários:

Rodrigo Cargnelutti disse...

Para acrescentar:

No natal de 1987 os Pet Shop Boys lançam "always on my mind". A música entra direto no chart da bbc em primeiro lugar.

O interessante é que na época a música foi uma das mais tocadas do mundo, levando o duo inglês ao topo da fama mundial.

Em fevereiro de 1990 o Erasure lança o hit "blue savannah". A música entra direto no top 20 da bbc.

E fica lá nada mais do que 300 semanas. Dá pra acreditar? É a música de maior sucesso do duo inglês.

"My home is where the heart is; Sweet to surrender, to you only; I send my love to you."

Vale reforçar que na Europa e USA, a onda "anos 80 e 90" está muito forte.

A prova disso é o novo DVD do Erasure, que estava no top 10 da BBC. E eu tenho..eu tenho...eu tenho!!! Muito bom mesmo.

Detalhe do show, o vocalista Andy Bell aparece com uma rapousinha e canta Oh L'amour (http://www.youtube.com/watch?v=nPpYWkC6TD4).

Qualquer ligação com esse Blog é mera coincidência???

Foi só umas pitadas de tempero no prato gourmet da Z.

Rodrigo Cargnelutti disse...

Observação:
Blue Savannah fica no chart 300 semanas, mas não entre as dez mais tocadas e sim entre as 100 mais tocadas...é muito tempo nem dá pra acreditar....

Rodrigo Cargnelutti disse...

É para chorar de rir...foram 300 dias e não semanas....animal!!!

Z. disse...

Ai, ai, ai Rodrigo... Olha a vigilância epistêmica... Concordamos que é 300 dias?!?! hehehehe... 300 semanas seria muita coisa mesmo!!!!

J disse...

Ai mana, não acredito que faltou IN LOVE WITH MYSELF... Mas a lista está simplesmente demaisssssss! Adorei muito a tua idéia, extremamente criativa para celebrar esses 30 anos muito bem vividos! Certamente fizeste todo mundo que leu o post lembrar-se de seus old times... Meus parabéns mais uma vez!

Bjs felpudos, J.

Rodrigo Cargnelutti disse...

É a idade Ana....mas essa música foi a mais tocado daquele ano em todo o mundo...
Faltou stay do Oingo Boingo...ou vc não via a novela Top Model???
Mendios Cristo!!!!
Detalhe os Fine Young Canibals participaram da trilha sonora da novela com a "don't look back"....

M.L. disse...

Concordo com a mana J!!! Amei o post, mas Mindu, como ficaram de fora In Love With Myself, What Else is There, e No More Conversations?!! Existe melhor refrao que "no room to breath, feels like I'm locked in this space"?!! Mas do que foi incluido, eu assino em baixo!!! Bjxssssssssssssss

Z. disse...

Gente, gente, gente... Vcs têm muita razão... Faltaram diversas músicas importantes: real que STay do Oingo Boingo marcou minha adolescência eque In love with myself, What else is there? e No more conversations são importantíssimas na minha fase adulta (ou nem tão adulta assim... hehehehe). Entretanto, não achei os anos dos originais dessas músicas , sendo as 3 remixes lançados em 2005. Mas referindo o que cada uma me significa: Stay era aquela coisa adolescente sonhadora (This is not a party... Where people know your name... ou ainda... Stay with me one more day...). Me lembrei agora que curtia também muitooo Outfield - Your love... Hehehehehe... No more conversations que voltou às paradas ano passado, me traz excelentes lembranças de 2006 e do Green Village Festival (início da amizade com Mel, my best friend). What else is there veio na seqüência. E In love with myself é o HINO DAS RAPOUSAS, possuindo, inclusive, coreografia (espero que isso não esteja mais disponível no youtube!!!!!). Bjsss felpudos, Z.

Cristiano disse...

Bom, como essa é a minha primeira interação felpuda, manda a boa educação que eu me apresente. Meu nome é Cristiano e conheci o blog através de minha querida mais nova amiga e colega de trabalho Maria Carolina. O post está sensacional e a lista de músicas idem. Parabéns pelo aniversário e pelo bom gosto musical. Quanto ao música de 2008, deixo como sugestão a bela canção "chasing pavements" de uma inglesinha chamada Adele, que lançou um álbum um pouco na onda da Amy Winehouse. O vídeo da música também é sensacional e deixo aqui o link pra quem quiser assistí-lo (http://www.youtube.com/watch?v=uBmwdlBFs1s). Bom, para uma primeira interação até que falei bastante. bjs para as rapousas.

J disse...

Sonho a contribuição, Cris!!!! Tô entrando agora mesmo no youtube para assistir ao vídeo indicado. Afinal, tu sabes que eu simplesmente adoroooooo tuas trilhas sonoras dárias no trabalho! Nosso DJ oficial!!!! Beijos felpudosssssss

Rodrigo Cargnelutti disse...

Arran...
Vale lembrar a trilha sonora do barrados no baile??

Quem nunca parou no almoço de domingo para ver???? Era a época que só a Globo passava e Ijuí só recebeu TV a cabo 49 anos depois( rá rá rá)

We Close Our Eyes - Oingo Boingo

http://www.youtube.com/watch?v=yVPAhMkEwdw

J disse...

Aiiii lembrei de uma que eu amava: Joey do Concrete Blonde. Mais reunião dançante impossível, só Roxette e Whigfield conseguem chegar perto hehehehe.

E Cris, simplesmente adoreeeeeeei a dica!!! Já está nos meus favoritos, of course!

Bjs, J.

Sacamano disse...

Bom, comentando atrasado, eu não concordo tanto assim com muitas das músicas, mas adorei o post. Muito legal mesmo. Tu pensou tudo isso enquanto programava uma festa???
Ah Z., só pra responder os comentários que tu deixou no "equilibrador", eu acho que a gente já passou tanto do limite que realmente não merece ter credibilidade. Mas enfim, eu realmente não gostei de algumas coisas e enchi de escrever. Eles fizeram uma cena maior do que deveriam em cima disto, e eu tive que responder. Se depois der vontade, eu volto, senão não. Nem tudo na vida tem segundas e terceiras intenções.
Bjos

Z. disse...

Sacamano: Que bom que gostaste do post... Com certeza é a trilha sonora da minha vida e tenho certeza de que faltaram muitas e que cada um escolheria diferente... Depois se tiveres vontade, manda alguma que ache digna de menção. Quanto à questão da tua saída, entendo que podes ter enchido o saco, mas realmente acho que foi feito tempestade em copo d´água (talvez nem por tua culpa, devo te dizer)e não curti muito. pra falar a verdade, até me desinteressei de comentar lá. Certo era que gostava mais dos teus textos do que do outros (só para que fique consignado). Bjsss

Sacamano disse...

Z: Eu entendi a proposta do post, só comentei que ele me chamou muito a atenção apesar de eu não conhecer ou gostar de muitas das músicas. O que inclusive reforça o quanto eu gostei da idéia.
Sobre o equilibrador, deixa eu te contar uma coisa. Quando o meu amigo me chamou pra "interagir" aqui, eu olhei por cima e não me interessei muito pelo blog. Depois tu fez uns três comentários em textos meus, e neles tu elogiava exatamente a parte que eu gostava, e achava patética a parte que eu depois de ter postado me arrependia de ter escrito. Foi aí que eu comecei a prestar mais atenção em ti, e por mais paradoxal que seja para alguém que se auto-classifica "equilibrador", só então eu consegui ver mais sobre a "rapousa". Acho que tu concorda que além deste lado, somos muito mais complexos. Quanto a "tempestade", eu também concordo contigo. Acho ridículas todas as enquetes que tem lá, e esta última é pior ainda. Mas o que está feito, está feito. Só resta tentar fazer daquilo uma limonada um dia, se eles decidirem continuar com o blog e eu voltar depois. Espero que quem souber nos ler, entenda. E quem não souber tudo bem, porque eu pelo menos não tenho como objetivo ter um milhão de fanzetes que mal sabem assinar. A minha vaidade é mais, digamos, literária, do que ter meninas correndo atrás. Enfim, só pra deixar consignado, estou aqui pq tu é a que melhor sabe ME ler, e espero que volte lá, especialmente se eu voltar. Egoísta, eu??
Beijos

Z. disse...

Cristiano querido!

Adorei a dica. Essa Adele ainda me lembra alguma outra cantora que agora não me vem exatamente à mente, mas acho que ele tem um quê de Norah Jones (não sei se é na voz, pq no estilo não é mesmooooo!!!). Muito legal mesmo! Obrigada pela contribuição! Bjsssss

Z. disse...

Sacamano: se voltares, eu te leio! ;)