terça-feira, 17 de junho de 2008

Dica de Blog: Destemperados


Um dia estava eu bem sentada no Tehama com minha amiga Carol Nabinger, em um domingo frio e chuvoso, ainda conhecendo o restô (era minha terceira vez lá e a primeira da Carol), quando nos deparamos com a seguinte situação inusitada: 2 casais sentados na mesa ao lado da nossa pedindo diversos pratos e, pasmem, fotografando sob vários ângulos os pratos e bebidas que chegavam à mesa.

Não tinha nem idéia do que se tratava e com minha cacholinha de advogata logo já fui pensando que as fotos teriam algum fim cinematográfico: fotos para uma ação judicial? Fotos com fins de concorrência (um espião de algum outro mexicano de Poa ou de algum restaurante novo que estava por abrir)???

Confesso que essas idéias malucas me passaram pela cabeça porque eu mesma já aprontei uma dessas uma vez: um cozinheiro que trabalhava em um restaurante phyníssimo cliente meu saiu de lá e abriu um outro restô em parceria com uma conhecida moça da sociedade portoalegrense. E não é que plagiaram de maneira grosseira todos os pratos do meu cliente????

Lógico que isso gerou uma ação judicial básica e até onde me lembro (pq faz muitooooooo tempo) os pratos plagiados foram tirados do cardápio... (viram como sou competente?!?!?! ME CONTRATEM!!!!!! Hohohoho).


Fui só saber que eu tava mega master imaginativa e viajante quando o MM me comentou do blog DESTEMPERADOS, o qual só recentemente fui conhecer.

Trata-se de um blog voltado à food experience, muito bem redigido por Diego e Diogo (não, gente, não são dupla sertaneja) e eu adorei a nota de entrada:

"Nós não somos especialistas em nada. Não sabemos cozinhar muito bem e nem conseguimos distinguir direito o orégano da manjerona. A nossa praia é comer e beber bem, em qualquer lugar. This blog is all about it."

Consegui ler bastante coisa que tá lá. Achei que eles deram dicas incríveis e só de olhar as fotos me deu água na boca. Eles estão famosões, sendo citados em revistas e sites especializados, além de terem lançado um Guia da Serra Gaúcha e um Guia de Punta, com dicas quentíssimas.

Destaque para os 10 mandamentos dos destemperados, os quais reproduzo aqui:

1- Não perderás o foco – O Destemperados tem um foco em apresentar experiências gastronômicas atraentes e inspiradoras. Não temos a pretensão de aprender a cozinhar ou de concorrer com guias que avaliam os lugares.

2- Não perderás a essência – Não somos especialistas em nada. Não conhecemos muitos temperos e condimentos e muito menos identificamos qualquer aroma em um vinho ou em um café. Nosso objetivo é experimentar tudo e apresentar só aquilo que a gente gosta.

3- Entenderás o todo – Acreditamos que uma experiência gastronômica não está apenas na comida. Tudo conta. A decoração, o clima, o atendimento, o preço...Valorizamos tudo isso e mais um pouco em nossas experiências.

4- Respeitarás o próximo – Não somos donos da verdade, nem queremos ser. Colocamos apenas o nosso ponto de vista. E estamos sempre abertos para aprender e discutir outras visões. Por isso, os comentários são abertos para quem quiser contar a sua versão ou experiência.

5- Serás flexível – Gostamos de experimentar de tudo. Desde a cachaça na beira de estrada até ostras num bistrô francês. Tudo é válido como experiência de vida.

6- Pagarás a conta – Pagamos a conta dos lugares que experimentamos para poder falar o que pensamos. E mesmo quando, eventualmente, somos convidados, sempre deixamos claro que se não gostarmos, não vai pro ar.

7- Abrirás as portas – Destemperados só tem vida com a participação das pessoas. Adoramos receber dicas de lugares, mais ainda quando tiram fotos e contam pra gente publicar aqui. Isso sem falar na caixa de comentários que dá vida a cada um dos posts. Sugestões, críticas, novas idéias… Tudo é bem vindo. Quanto mais gente participar, melhor fica!

8- Não manipularás – Fazemos questão de sempre tirar as fotos dos lugares. E não manipulamos as imagens. Gostamos de apresentar aquilo que todo mundo recebe quando o prato chega na mesa. 100% verdade!

9- Serás legitimo – Contamos sempre do nosso jeito, na primeira pessoa, com as nossas palavras e gírias, mesmo que isso incomode algumas pessoas. Afinal, já tem muita linguagem jornalística por aí, né não?

10- Não avaliarás - Acreditamos que gostar ou não de um restaurante depende do background, das expectativas e do gosto de cada um. Não nos sentimentos aptos a avaliar nada justamente porque não somos especialistas.

Não deixem de ler! Já está no roll de links que as Rapousas amam! Enjoy it!

Bjssssss Felpudos, Z.

3 comentários:

J disse...

Sem noção do quanto amo comer! Portanto, evidente que adorei a dica!!!! Inclusive vou começar a comentar no tal blog... Já dei uma olhadinha por cima e vi que os últimos lugares comentados já fui, então posso dar pitaco. Aliás, dica quentíssima: El Palenque de Montevideo no mercado! Simplesmente divino... vou lá comentar e ver se eles tomaram a bebida mais famosa da zona... hohohoho. Também não cozinho, não sou especialista em culinária, não entendo de temperos, mas adoro opinar! E tenho dito!

J disse...

PS: Entrei no perfil dos guris "destemperados" e conheço eles de algum lugar... Bom, sabem como é aqui na Província, todo mundo já se conhece, ou já se viu, ou sabe quem é, ou tem o amigo do amigo....

Diogo disse...

Guriaxxx, que legal saber de tudo isso!! Não sabia que vocês apreciavam tanto o nosso "trabalho". As vezes me dou conta que é a maior responsa fazer o que fazemos, por não ter idéia do tanto de gente que nos lê. E eu que pensava que só a minha mãe er o meu pai que me liam, hahaha!!!

Show, many many many thanx, e sempre às ordens.

Btw, estamos lançando pra agora o Guia Destemperados Porto Alegre. Quem quiser receber em casa, mandem os endereços completos pra destemperados arroba gmail ponto com plis :-)

Bjos e gracias pela força!!