segunda-feira, 9 de junho de 2008

AINDA SOBRE EMPATIA...


Já que a palavra da hora no círculo felpudo é EMPATIA e acredito que pouca gente tenha lido o texto que escrevi sobre o assunto (e o tanto que sou visionária?!?!?!), é que deixo aqui o link. Comentem, pleaseeeee!

Bjssss Felpudos

2 comentários:

BN disse...

"Que nos vai fazer entender os verdadeiros valores, e, nos fazer aprender. São os amigos, a paz e a fraternidade, da vida, os reais conteúdos".

J disse...

Empatia é a resposta afetiva vicária a outras pessoas, ou seja, uma resposta afetiva apropriada à situação de outra pessoa, e não à própria situação.

O termo foi usado pela primeira vez no início do século XX, pelo filósofo alemão Theodor Lipps, "para indicar a relação entre o artista e o espectador que projeta a si mesmo na obra de arte".

Na psicologia e nas neurociências contemporâneas a empatia é uma "espécie de inteligência emocional" e pode ser dividida em dois tipos: a cognitiva - relacionada à capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas; e a afetiva - relacionada à habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia.

Pesquisas indicam que a empatia tem uma resposta humana universal, comprovada fisiologicamente. Dessa forma a empatia pode ser tomada como causa do comportamento altruísta, uma vez que predispõe o indivíduo a tomar atitudes altruístas.

Hoje, mais do que nunca, saber se relacionar uns com os outros é uma arte. E poucas pessoas conseguem desenvolver esse dom de maneira empática, com sensibilidade de se colocar no lugar do outro e saber a forma correta de agir perante as circunstâncias.

Infelizmente, a maioria das pessoas ou desconhecem o valor deste sentimento ou se já conhecem não o coloca em prática. Lamentável, já que empatia é quase amor!

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Empatia